quinta-feira, 25 de junho de 2009

Não só falar, mas viver!

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5 : 14)
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo… você já parou pra pensar na profundidade desta frase? Como assim, toda a lei se cumpre nesta afirmação? Na verdade, se realmente refletirmos sobre isto, vamos descobrir quão falhos nós somos. Para entermos melhor a “gravidade” deste versículo podemos usar uma outra passagem que nos fala: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4 : 20)
Por exemplo, Deus, antes da fundação de tudo já sabia que seríamos assim, ingratos, egoístas, ás vezes falsos, mentirosos… mas mesmo assim continuou firme no Seu plano: “Vou dar Meu próprio Filho por eles, está é a única chance que eles têm!” Olhando para os meus filhos hoje, não creio que teria a mesma atitude. Agora, vamos olhar a vida de Jesus, Ele sabia que Judas era o traidor, mesmo assim Ele permitiu que ele continuasse ao Seu lado; quando estava sendo levado para ser morto, escutou deboches, insultos de todos os níveis, mesmo assim foi capaz de clamar ao Pai que os perdoassem!!! Tenho que confessar, se fosse comigo, nas duas ocasiões creio que iria dizer: “Raios, venham sobre eles agora!”
Que desafio!!! Nestas horas vejo o quanto ainda tenho que caminhar para realmente chegar mais perto do que Ele espera de mim. E posso também entender um pouquinho mais do IDE de Jesus, (Mateus 28:19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…” , que também significa, “que através do seu exemplo os outros possam vir a me conhecer”. Muitos falam do IDE, dizem que tem que fazer isso e fazer aquilo… mas será que realmente estamos sendo exemplos? É fácil ser um bom funcionário quando o patrão está perto, mas e quando ele sai? É fácil ser exemplo na frente dos pais, mas e com os amigos? É fácil ser cristão dentro da igreja, mas e depois do culto, no dia a dia?
A propósito, Deus não faz acepção de pessoas, não importa se é o empresário ou o faxineiro, se é o líder religioso ou aquela criança na igreja, enfim, Ele está disposto a revelar a todos o Seu amor, e quer que façamos o mesmo, é muito fácil agradar nossos líderes, seja no âmbito profissional ou religioso, mas e aqueles que estão todos os dias no nosso caminho, família, amigos, até mesmo aquela pessoa que olhamos com um certo incômodo, que tipo de exemplo estamos sendo pra elas? Muitas vezes, ao invés de falar sobre algo, é melhor mostrá-lo. Não posso impactar alguém com o amor de Deus se não consigo demonstrá-lo através do meu testemunho. O próprio Jesus tinha essa conduta, certa vez Ele esteve presente em um casamento e não ficou falando, gritando que Ele era o Messias, pelo contrário, Ele esperou, ficou tranquilo em meio à festa, e no momento oportuno efetuou um milagre, começando a dar testemunho de quem Ele era. Em uma outra ocasião Ele encontrou uma mulher à beira de um poço, Ele sabia que ela vivia uma vida toda errada, mas nem por isso já foi falando, julgando sua situação, iniciou uma conversa, ouviu o que aquela mulher estava vivendo, se compadeceu por ela, e no momento certo se apresentou como solução para os seus problemas. Muitas vezes Ele nem falava nada, só a presença Dele já mostrava à muitos uma necessidade de uma mudança no seu caminhar. Por causa de Suas Palavras e, principalmente, do Seu exemplo muitos tiveram suas vidas transformadas.
E nós, o que temos feito? É fácil abraçar, estender a mão quando estamos face à face com alguém… mas e quando estamos sozinhos, o que temos pensado ou feito por essa pessoa? Por isso que a Bíblia fala que o AMOR determina tudo, como está escrito em 1 Coríntios 13:4-7: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Por isso hoje entendo o que um amigo meu constantemente falava: “Você tem que entender o passado das pessoas!” O verdadeiro amor que vem de Deus exige renúncia, onde tenho que deixar de lado a minha opinião e por em prática o conceito que Deus já estabeleceu. Cada um tem uma história, se antes de julgar alguém, buscarmos entender o por que de sua situação, será muito mais fácil mostrar ao mundo o que realmente singnifica o a palavra AMOR.
 
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15 : 13)
 
Rafael & Patrícia Costa

Um comentário:

  1. Eh verdade!!! Muitos falam, mas na hora da pratica....deixam a desejar, temos que nos espelhar em Jesus, todos nos temos opinioes diferentes, foi por isso que Deus criou cada um com um jeitinho diferente, com caracteristicas deiferentes, mesmo nao sendo iguais,devemos deixar de pensar somente em nos mesmos e pensarmos no nosso proximo, que tanto precisa de um oracao, ou ate de um ombro amigo pra desabafar...ou entao, aquele que esta necessitado, precisando de ajuda. E hora de vivermos a igreja la fora, e facil estar dentro da igreja todo bonitinho, e la fora? Como agimos? E algo para meditarmos.
    A Paz do Senhor a todos!!!

    ResponderExcluir