sábado, 20 de junho de 2009

Mudando a Atitude!!!

Como é fácil esquecer!!!
Quando se pergunta a alguém sobre algo bom que se tenha vivido nos últimos dias, a maioria das respostas sempre é: “Hummm… É…. Bem……”, são poucos os que tem “na ponta da língua” uma experiência pra compartilhar da qual eles sejam realmente gratos. Mas, se a pergunta é a respeito de uma situação ruim, a resposta sai naturalmente: “A crise… Não tem trabalho… A violência…”, e tantas outras coisas!!! Por que muitos fazem questão de se apegar as coisas ruins ao invés de valorizar e tomar posse das coisas boas???
A Bíblia nos dá um exemplo tremendo pra essa situação, o povo de Israel quando foi liberto das mãos dos egípcios teria que percorrer um caminho de poucos dias rumo a terra prometida, mas por causa do seu coração ingrato, do seu lamento, da murmuração que constantemente estava em seus lábios, eles ficaram caminhando por quanrenta anos no deserto. Se estava calor, Deus mandava uma nuvem pra protegê-los; se frio, uma coluna de fogo para aquecê-los; se tinham fome, a comida vinha do céu; se a roupa já apertava, Deus fazia com que ela crescesse em meio a caminhada…. E mesmo assim, aquele povo persistiu em reclamar até o fim.
O que mais chama minha atenção é que muitas vezes somos iguais àquele povo!!! Quando se tem uma casa, reclama do tamanho, dizendo: “Falei que não queria aquela casa!”; se compra um carro, reclama da marca, sendo que muitos, nem uma bicicleta tinham; se está trabalhando, reclama porque ganha pouco, sendo que muitos estavam desempregados; se está nos Estados Unidos reclama da crise, se no Brasil, da violência; se está solteiro(a) reclama porque não consegue casar, se está casado(a), reclama porque casou, enfim, são “n” situações onde preferimos olhar e viver o “suposto” lado ruim das coisas ao invés de experimentar a graça de Deus em meio a tudo isso. Por isso está escrito: “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” (Mateus 15:18)
Eu e minha esposa estamos tentando mudar nossa atitude, uma certeza nós temos: “Reclamar não vai fazer a situação ficar melhor”, pelo contrário, você acaba trazendo peso pra você mesmo(a), seu esposo(a), seus filhos, tudo e todos a sua volta. É melhor dar lugar a um “muito obrigado por mais um dia” do que ter uma vida fundada em lamentação e murmurações. Em I Tessalonicenses 5:18 lemos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Se você tem uma casa ou paga aluguel, louve a Deus porque você tem onde dormir; se está trabalhando, louve pois os dias são difíceis, se não está também louve porque Deus quer te ensinar algo; se está solteiro(a) esteja firme no Senhor, espere Nele, se está casado(a), agradeça a Deus pois esta pessoa aceitou estar ao seu lado.
Comos está escrito em Isaías 55:8: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” Deus tem tudo preparado para nossas vidas, Ele quer nos “libertar das mãos dos egípcios”, nos tirar dos enganos deste mundo, onde tudo e todo prazer é passageiro, e nos levar para uma terra onde “mana leite e mel”, onde o gozo, a alegria, a paz, a vida, onde estes são eternos. Só devemos viver não como “mais um dia”, mas sim como “mais uma chance” de experimentar da graça e do amor de Deus para conosco!!! "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6 : 26)
Imagino Jesus, se Ele fosse reclamar com Deus porque teve que esperar aproximadamente trinta anos (Lucas 3:23) para dar início ao seu “real propósito” aqui, mas não, ao invés de reclamar Ele aceitou com gozo o que lhe foi proposto, como está escrito: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipensses 2:9-11)

Da mesma forma o Pai quer fazer conosco: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2:17)
  
Rafael & Patrícia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário