domingo, 7 de junho de 2009

Não desista…

Tenho pensado muito em como manter a calma em meio às incertezas do dia a dia, àquelas situações mais desagradáveis, e a única resposta que vinha a minha mente é o que está escrito em João 15:5b : “porque sem mim nada podeis fazer.”
Jesus, ninguém melhor do que Ele para nos mostrar como prosseguir na nossa caminhada! Comecei a me questionar, como Ele conseguia? Em sua passagem aqui, Ele curou, ensinou, operou milagres, mas nem assim agradou a todos, ainda existiam aqueles que estavam dispostos a tudo para colocá-lo em uma situação contraditória, mas Ele não se desesperava, pelo contrário, sempre sereno estava pronto pra tudo. Em determinado momento, lhe apresentaram uma mulher que tinha cometido adultério, e perguntaram sua opinião, não por que a valorizavam mas sim para saber se Ele iria contra a lei de seu povo, mas Jesus, como sempre, os surpreendeu, “…e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” (João 8:7b) Já imaginaram a pressão naquele momento, todos olhando, esperando sua reação, e Ele respondeu daquela forma? A Bíblia nos fala que Ele estava escrevendo com o dedo na terra, respondeu, e voltou a escrever… Num outro momento, enquanto estava sendo interrogado pelo sumo-sacerdote, Ele levou um soco de um dos guardas e a única coisa que Ele fez em seguida foi perguntar “Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?” (João 18:23) E tantas outras coisas, até demônios já falaram que Ele tinha (Marcos 3:22), agora imagine a situação, o Filho de Deus escutando que “tem demônios”, como aquilo deve ter entristecido a Jesus, mas nem por isso Ele desistiu de Sua caminhada.
E este é um dos ensinamentos que Jesus nos deixou, continuar firmes, perseverar, saber que além da dificuldade, da decepção, da tristeza, existe sempre um aprendizado, um crescimento, uma vitória. Ele sabe até onde podemos suportar, e por mais que seja difícil, devemos ter certeza de que Ele sempre está pronto para nos acolher, como está em Mateus 11:28-28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Alguns podem até pensar que Jesus só conseguiu porque Ele era o Filho de Deus, mas a Bilblia fala que Ele aceitou vir não como Deus, mas como homem (Filipenses 2:6-8) e assim nos mostrar, e nos provar, que é possível vencer aqui também! Por isso existe essa necessidade de conhecê-lo, pois sem Ele é impossível manter o equilíbrio, tomar decisões sensatas, ou ter paz em meio a este mundo tão incerto, e o mais tremendo nisso tudo é que Jesus sabe disso, por isso Ele nos fala: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Não importa a situação, você pode pensar que talvez no seu trabalho está tudo tão difícil, que estão te explorando, saiba que Deus está te dando uma chance de crescer e de impactar vidas através do seu testemunho! Ou talvez seja o seu casamento, está tão desgastante, ele(a) não muda, aqui existe um segredo, é necessário que os dois morram para que Cristo possa surgir, está é a beleza do casamento, com minhas forças não sou capaz de amar minha esposa da forma a qual ela é digna, mas através de Jesus isso é fácil, da mesma forma a esposa para com seu marido! Ou então aquela mágoa que você guarda até hoje, sei que não é fácil perdoar, mas é necessário tanto por você como pela outra pessoa, como está escrito em Mateus 6:15: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Jesus foi cuspido, humilhado na frente de tudo e todos, e mesmo assim clamou ao Pai que perdoasse aquele povo…

Ele veio para nos ensinar e nos mostrar uma nova e melhor forma de vida, uma vida abundante, cheia de gozo e paz. Através Dele temos a certeza de um amanhã, onde, mesmo se levantando muralhas, sabemos que não será o fim, pois o melhor ainda está por vir. As lutas fazem parte do plano de Deus para nos aperfeiçoar, talvez seja o orgulho, ou a arrogância, ou o medo, cada um sabe onde precisa ser curado, sem luta não existe vitória, mas devemos ter a certeza de que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5b)
E se Jesus não tivesse aceitado a sua luta, de ser humilhado, rejeitado, desprezado, espancado como Ele foi, indo ao extremo do esforço humano até morrer naquela cruz, que certeza nós teríamos hoje? Mas Ele não desistiu, e graças a Ele todos os sonhos, planos e promessas de Deus para os Seus ainda podem ser cumpridos; graças a Ele podemos acordar e ter a esperança de que hoje será um novo dia; graças a Ele podemos olhar para o nosso próximo e dizer que não importam as mentiras que o mundo pensa a seu respeito, os planos de Deus são bem maiores para sua vida; graças a Ele permanecemos firmes em meio a luta. A caminhada existe, as dificuldades podem ser grandes, mas o resultado é seguro, a vitória.


“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1Pedro 3:9)


Rafael e Patrícia Costa

5 comentários:

  1. Quando olhamos para o exmplo de Jesus percebemos que "...as aflicoes desse tempo presente nada se pode comparar com a gloria que em nos ha de ser revelada" (Rm 8:18) Thanks for the reality check :)

    ResponderExcluir
  2. my friend super de Deus.... vc sabe que nao gosto de ler mais li tudo e foi especial para mim, principalmente hj. A luta e grande mais a vitoria de Deus ja foi e ainda sera maior !!!!( u know what I mean)

    ResponderExcluir
  3. Helloooooo family!

    Desde o primeiro post estou de escrever pra vcs, mas hoje decidi deixar minha enrolação de lado, e assim que cheguei, vim direto deixar um comentário a vcs. É com carinho tá?
    Enfim, sou uma 'blog reader' assumida, e esse, sem dúvida, é meu favorito! (Sem puxação de saco hein!) E é o único que leio que é de alguém que conheço em real life! kkkkk..
    Mas é verdade! É meu favorito!
    É uma alegria enorme já ter a Patty no meu dia-a-dia, toda vez que conversamos, seja um simples 'Hello Ms. Marinaaa,' ou uma pequena palavrinha, ela já demonstra a sua fidelidade com o Senhor, sendo um testemunho lindo de vida, em suas palavras e ações. E agora pelo blog, posso receber ainda mais de vcs, uma família extremamente especial pra mim, de suas palavras lindas e abençoadas, de suas experiências, testemunhos, livramentos, palavras ungidas e reveladas pelo Senhor em seus momentos devocionais. Eu só lhes tenho que agradecer por serem quem são! Por sempre buscarem a imagem de Cristo, assim sendo Ele reencarnado, testemunhando àqueles que passam por seus caminhos, demonstrando a Graça, o Amor, a Paciência e tratando todos iguais, por amor ao nosso Rei. Cada dia aprendo e recebo mais de Deus através de VCS, sabiam?!
    This is a high tech way to preach the Gospel..rsrs. Really!
    Então, não parem de escrever, tá? Eu vou parar pq meu comment virou um livro. Mas my point is: Many people may read your blog, and not comment on it (for many reasons, or not!), like me! lol... I'm sure God's using this blog-thing-tool to bless them through your posts.
    E sobre o post: Aleluias! E muitos améns! rs. Fui mto edificada!

    Amo vcs!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Ahhh.. outra coisinha. Eu tô quase aderindo! rsrs.. Quem sabe né? I'll let you know.

    ResponderExcluir