quinta-feira, 25 de junho de 2009

Não só falar, mas viver!

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5 : 14)
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo… você já parou pra pensar na profundidade desta frase? Como assim, toda a lei se cumpre nesta afirmação? Na verdade, se realmente refletirmos sobre isto, vamos descobrir quão falhos nós somos. Para entermos melhor a “gravidade” deste versículo podemos usar uma outra passagem que nos fala: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4 : 20)
Por exemplo, Deus, antes da fundação de tudo já sabia que seríamos assim, ingratos, egoístas, ás vezes falsos, mentirosos… mas mesmo assim continuou firme no Seu plano: “Vou dar Meu próprio Filho por eles, está é a única chance que eles têm!” Olhando para os meus filhos hoje, não creio que teria a mesma atitude. Agora, vamos olhar a vida de Jesus, Ele sabia que Judas era o traidor, mesmo assim Ele permitiu que ele continuasse ao Seu lado; quando estava sendo levado para ser morto, escutou deboches, insultos de todos os níveis, mesmo assim foi capaz de clamar ao Pai que os perdoassem!!! Tenho que confessar, se fosse comigo, nas duas ocasiões creio que iria dizer: “Raios, venham sobre eles agora!”
Que desafio!!! Nestas horas vejo o quanto ainda tenho que caminhar para realmente chegar mais perto do que Ele espera de mim. E posso também entender um pouquinho mais do IDE de Jesus, (Mateus 28:19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…” , que também significa, “que através do seu exemplo os outros possam vir a me conhecer”. Muitos falam do IDE, dizem que tem que fazer isso e fazer aquilo… mas será que realmente estamos sendo exemplos? É fácil ser um bom funcionário quando o patrão está perto, mas e quando ele sai? É fácil ser exemplo na frente dos pais, mas e com os amigos? É fácil ser cristão dentro da igreja, mas e depois do culto, no dia a dia?
A propósito, Deus não faz acepção de pessoas, não importa se é o empresário ou o faxineiro, se é o líder religioso ou aquela criança na igreja, enfim, Ele está disposto a revelar a todos o Seu amor, e quer que façamos o mesmo, é muito fácil agradar nossos líderes, seja no âmbito profissional ou religioso, mas e aqueles que estão todos os dias no nosso caminho, família, amigos, até mesmo aquela pessoa que olhamos com um certo incômodo, que tipo de exemplo estamos sendo pra elas? Muitas vezes, ao invés de falar sobre algo, é melhor mostrá-lo. Não posso impactar alguém com o amor de Deus se não consigo demonstrá-lo através do meu testemunho. O próprio Jesus tinha essa conduta, certa vez Ele esteve presente em um casamento e não ficou falando, gritando que Ele era o Messias, pelo contrário, Ele esperou, ficou tranquilo em meio à festa, e no momento oportuno efetuou um milagre, começando a dar testemunho de quem Ele era. Em uma outra ocasião Ele encontrou uma mulher à beira de um poço, Ele sabia que ela vivia uma vida toda errada, mas nem por isso já foi falando, julgando sua situação, iniciou uma conversa, ouviu o que aquela mulher estava vivendo, se compadeceu por ela, e no momento certo se apresentou como solução para os seus problemas. Muitas vezes Ele nem falava nada, só a presença Dele já mostrava à muitos uma necessidade de uma mudança no seu caminhar. Por causa de Suas Palavras e, principalmente, do Seu exemplo muitos tiveram suas vidas transformadas.
E nós, o que temos feito? É fácil abraçar, estender a mão quando estamos face à face com alguém… mas e quando estamos sozinhos, o que temos pensado ou feito por essa pessoa? Por isso que a Bíblia fala que o AMOR determina tudo, como está escrito em 1 Coríntios 13:4-7: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Por isso hoje entendo o que um amigo meu constantemente falava: “Você tem que entender o passado das pessoas!” O verdadeiro amor que vem de Deus exige renúncia, onde tenho que deixar de lado a minha opinião e por em prática o conceito que Deus já estabeleceu. Cada um tem uma história, se antes de julgar alguém, buscarmos entender o por que de sua situação, será muito mais fácil mostrar ao mundo o que realmente singnifica o a palavra AMOR.
 
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15 : 13)
 
Rafael & Patrícia Costa

quarta-feira, 24 de junho de 2009

De que lado você está???

A nossa atitude determina tudo, se ao acordar já estou reclamando por ter mais um dia pela frente, posso ter certeza de que esse dia não será dos melhores, mas se ao invés disso procuro agradecer, “obrigado por mais um dia em minha vida”, sem dúvida esse dia será bem mais leve. A atitude que tomamos determina onde vamos chegar, se quero ser um derrotado, oprimido, sem rumo algum, é só aceitar toda essa incerteza, dúvida, essa insegurança que o mundo me propõe; mas, se quero tomar uma posição de vencedor, sim, é possível, tenho que tomar posse da certeza da minha vitória, dos sonhos e planos que Deus tem e já tinha pra minha vida antes mesmo que eu existisse. A Palavra já foi liberada, a vitória já foi conquistada, o que Deus tinha que fazer por nossas vidas Ele já fez, agora nos cabe escolher de que lado queremos estar!!!
Em Lucas 23 lemos um fato bem interessante, Jesus foi levado para ser morto, também conduziram com Ele dois malfeitores, onde os três foram crucificados, Jesus no meio, um à esquerda e o outro à direita, ali estavam eles expostos à sua dor, sua vergonha, ao seu “crime”. Um dos malfeitores, mesmo em sua situação deplorável, ainda conseguia juntar forças para se unir à maioria daquele povo em seus insultos, deboche, sua zombaria contra Jesus; mas o outro, em meio a sua dor e vergonha, foi capaz de pesar os fatos e ver em Jesus algo diferente de tudo que aquela multidão o acusava, como está escrito: “E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Dois homens, duas atitudes, dois caminhos completamente distintos. O que fez, em tão pouco tempo, com que aqueles homens tomassem suas decisões? Provavelmente, aquela foi a primeira vez que eles teriam visto a Jesus pessoalmente, então, por que um resolveu seguir à multidão, e o outro à Jesus???
E essa é a pergunta que se faz hoje, de que lado você está? O mundo continua com o seu rítmo, envolvido com sua zombaria, o seu deboche, seus insultos, mas até hoje não foi capaz de apresentar algo concreto, uma resposta real para aquilo que considera ser a verdade, até porque, ainda não sabe o que esta significa, vivendo um conceito de que estamos em uma Era Pós-Moderna, onde a verdade é algo relativa, o que é verdade para um pode não ser verdade para o outro, e isso é perfeitamente aceitável, muitos são os que se envolvem, seja através dos filmes, da música, qualquer que seja o meio, tudo é válido e aceito para tentar “denegrir” a imagem e a mensagem de Cristo. Mas, também hoje, o povo está dividido, ainda existem aqueles que não acrditam em algo relativo, mas sim absoluto, Jesus, como está escrito em João 14:6: “… Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Ainda existem aqueles que não foram convencidos pelos enganos e mentiras oferecidos por este mundo, e, ao contrário de muitos que preferem ser omissos ou até mesmo participantes, estes se posicionam mais como aquele que olhou para Jesus e disse: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” Ainda existem aqueles que preferem olhar o mundo tendo a certeza de que nele não existe uma solução real para o que tanto buscam. Ainda existem aqueles que preferem olhar para si mesmos e aceitar que na sua força as coisas são bem mais difíceis. Ainda existem aqueles que preferem olhar para Jesus e pensar: “Ele foi crucificado em meu lugar”.
Isso tudo não tem ligação alguma com religião ou crença, até porque estas coisas não podem salvar a ninguém, mas é uma questão de posicionamento, de mostrarmos para tudo e todos de qual lado estamos. Aquele homem, por causa da sua atitude teve sua vida transformada, momentos depois já estava no paraíso, que também está a nossa disposição, se quisermos, mas Jesus também quer que desfrutemos de suas maravilhas ainda nesta vida, como está escrito: “…eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10b)
Portanto, chegou a hora de tomar uma atitude, por que não seguir o exemplo daquele homem? Se um dia você assim o fez é hora de se firmar, buscar mais e mais ser exemplo e não escândalo; se ainda não, chegou a sua hora!!! Você pode pensar na sua situação hoje, como as pessoas vão reagir, no que se tem, ou nas opções que este mundo te oferece, e aquele sentimento de medo e dúvida começam a tomar seu espaço, saiba de uma coisa, seguir a Jesus não é uma questão de correr riscos, se vai dar certo ou não, mas é sim, a certeza da melhor e mais importante decisão que se pode ter em vida; do desfrutar de coisas que este mundo não é capaz de oferecer, como “paz”; é a realização de sonhos, pois fazem parte dos sonhos Dele; é poder dormir e acordar sabendo que tudo está no controle, pois Ele está a frente; é saber que não importa a situção não estou sozinho, Ele está comigo.
Que Jesus te abençoe e que, mesmo com toda a pressão da multidão, você consiga tomar a decisão certa e ouvir: “…Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mateus 25:34)
 
 
Rafael & Patrícia Costa

sábado, 20 de junho de 2009

Mudando a Atitude!!!

Como é fácil esquecer!!!
Quando se pergunta a alguém sobre algo bom que se tenha vivido nos últimos dias, a maioria das respostas sempre é: “Hummm… É…. Bem……”, são poucos os que tem “na ponta da língua” uma experiência pra compartilhar da qual eles sejam realmente gratos. Mas, se a pergunta é a respeito de uma situação ruim, a resposta sai naturalmente: “A crise… Não tem trabalho… A violência…”, e tantas outras coisas!!! Por que muitos fazem questão de se apegar as coisas ruins ao invés de valorizar e tomar posse das coisas boas???
A Bíblia nos dá um exemplo tremendo pra essa situação, o povo de Israel quando foi liberto das mãos dos egípcios teria que percorrer um caminho de poucos dias rumo a terra prometida, mas por causa do seu coração ingrato, do seu lamento, da murmuração que constantemente estava em seus lábios, eles ficaram caminhando por quanrenta anos no deserto. Se estava calor, Deus mandava uma nuvem pra protegê-los; se frio, uma coluna de fogo para aquecê-los; se tinham fome, a comida vinha do céu; se a roupa já apertava, Deus fazia com que ela crescesse em meio a caminhada…. E mesmo assim, aquele povo persistiu em reclamar até o fim.
O que mais chama minha atenção é que muitas vezes somos iguais àquele povo!!! Quando se tem uma casa, reclama do tamanho, dizendo: “Falei que não queria aquela casa!”; se compra um carro, reclama da marca, sendo que muitos, nem uma bicicleta tinham; se está trabalhando, reclama porque ganha pouco, sendo que muitos estavam desempregados; se está nos Estados Unidos reclama da crise, se no Brasil, da violência; se está solteiro(a) reclama porque não consegue casar, se está casado(a), reclama porque casou, enfim, são “n” situações onde preferimos olhar e viver o “suposto” lado ruim das coisas ao invés de experimentar a graça de Deus em meio a tudo isso. Por isso está escrito: “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” (Mateus 15:18)
Eu e minha esposa estamos tentando mudar nossa atitude, uma certeza nós temos: “Reclamar não vai fazer a situação ficar melhor”, pelo contrário, você acaba trazendo peso pra você mesmo(a), seu esposo(a), seus filhos, tudo e todos a sua volta. É melhor dar lugar a um “muito obrigado por mais um dia” do que ter uma vida fundada em lamentação e murmurações. Em I Tessalonicenses 5:18 lemos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Se você tem uma casa ou paga aluguel, louve a Deus porque você tem onde dormir; se está trabalhando, louve pois os dias são difíceis, se não está também louve porque Deus quer te ensinar algo; se está solteiro(a) esteja firme no Senhor, espere Nele, se está casado(a), agradeça a Deus pois esta pessoa aceitou estar ao seu lado.
Comos está escrito em Isaías 55:8: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” Deus tem tudo preparado para nossas vidas, Ele quer nos “libertar das mãos dos egípcios”, nos tirar dos enganos deste mundo, onde tudo e todo prazer é passageiro, e nos levar para uma terra onde “mana leite e mel”, onde o gozo, a alegria, a paz, a vida, onde estes são eternos. Só devemos viver não como “mais um dia”, mas sim como “mais uma chance” de experimentar da graça e do amor de Deus para conosco!!! "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6 : 26)
Imagino Jesus, se Ele fosse reclamar com Deus porque teve que esperar aproximadamente trinta anos (Lucas 3:23) para dar início ao seu “real propósito” aqui, mas não, ao invés de reclamar Ele aceitou com gozo o que lhe foi proposto, como está escrito: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipensses 2:9-11)

Da mesma forma o Pai quer fazer conosco: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2:17)
  
Rafael & Patrícia Costa

segunda-feira, 15 de junho de 2009

No Controle!!!

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1 : 12)
Mentiras, julgamentos, como reagir em meio a tudo isso? Sabe… tem certas situações que fico indignado, sim, creio que indignação é a palavra que mais se aproxima para o sentimento que surge em algumas ocasiões. Nestas horas lembro do meu sogro nos falando: “Não adianta, gente é gente!” em outras palavras, o ser humano sempre estará sujeito ao erro, sujeito a decepcionar um ao outro. Perguntando ao Senhor o porque de algumas coisas, a única resposta era: (João 16:33) “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
O Senhor sabe tudo, e o porque de tudo, Ele não nos permite passar por nenhum desafio que Ele não tenha passado antes; se o assunto é uma enfermidade, “…Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” (Mateus 8:17); se é morte, a Palavra nos mostra que Deus deu o seu Filho para nos salvar (João 3:16); se for rejeição, mesmo depois de tanto esforço, ainda existem aqueles que não aceitam o preço que foi pago por Ele (Romanos 12:2); se é mentira, até demônios já falaram que o Filho de Deus tinha (Marcos 3:22); se é perseguição, devemos crer no que está escrito em 2 Coríntios 4:9: “Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos…” enfim, estes são só alguns exemplos de situações que surgem mas que ao mesmo tempo nos fortalecem e também nos confortam, pois antes que enfrentássêmos estas situações, o Senhor já as havia enfrentado. E tudo se resume em uma grande “prova”, de um lado, o mundo através de alguém, consciente ou inconscientemente, sendo usado para nos entristecer, diminuir, julgar… do outro, alguém lutando para não perder o foco, não sair do seu caminho em meio a estas situações, e como está escrito em João 15 : 18: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.”
Talvez seja no trabalho, a gente se esforça, se desdobra, e o patrão não reconhece nada do que é feito, nem sequer agradece, por mais que machuque, devemos estar firmes, pois a nossa presença ali é uma porta que Deus tem para manisfestar Seu toque de poder, graça e amor especialmente nestes dias tão difíceis; talvez no seu relacionamento, no casamento, não existe um acordo, só opiniões contrárias, talvez seja a hora de você vencer a “ignorância” dela tantado investir mais diálogo, mais tempo, mais amor para com ela, ou de você vencer a “ignorância” dele tentando ser mais submissa, buscando valorizar mais a opinião dele, sem dúvida é possível reverter esse quadro; E é possível reverter qualquer situação, pois enquanto o Senhor não disser “Acabou!” ainda existe chance para o milagre!!! Você pode pensar, ou escutar que “aquele trabalho é muita coisa pra você, você não vai conseguir…”, saiba de uma coisa, não dê ouvidos a este mundo, não abra mão dos seus sonhos, o Senhor é a certeza da nossa conquista!!! Talvez você pense que está tão difícil achar “a pessoa certa”, não se desespere, descanse em Deus, não se entregue por tão pouco, Deus tem alguém da parte Dele guardado(a) pra você!!!
Me lembro assim que casei, muitos nos achavam “loucos”, pois em menos de quatro mêses nos conhecemos, noivamos e casamos! Certa vez alguém chegou e me disse: “Não se preocupe, o primeiro ano é o mais difícil, mas superando este, o resto é fácil”, dois anos mais tarde encontrei a mesma pessoa, e ela me falou: “É, os três primeiros anos é que são difíceis, é um ajuste, mas passando eles, o resto é fácil!” O que sei é que já se passaram quase seis anos, e a cada ano, eu vivi, e vivo, o momento mais especial da minha vida ao lado da minha esposa!!!
Não devemos dar ouvidos ao que vem deste mundo, nós determinamos até onde queremos vencer, ou até onde vamos ser derrotados, tudo depende da atitude de cada um!!! Não existe impossível, a vitória da parte de Deus já está reservada pra nossas vidas, só devemos ir de buscá-la!!! Devemos estar com nossos olhos fitados no Senhor, na Sua Verdade, não na “verdade” que os homens criam ou fantasiam, manipulando uns aos outros, mas sim na Verdade que vem do Trono de Deus. Devemos crer que o Senhor está vendo todas as coisas e que Ele é justo, e que na hora certa tudo há de ser revelado, e que um dia cada um vai ter que prestar contas por tudo que possa ter sido feito ou falado aqui nesta terra.
 
“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4 : 8)

Rafael e Patrícia Costa

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Removendo as Telhas!!!

Para tudo é necessário um esforço, para se alcançar qualquer que seja o objetivo, algo tem que ser feito, se você deseja desfrutar de bens, de dinheiro, tem que trabalhar (Provérbios 6:6); se deseja encontrar aquela pessoa com a qual você quer permanecer por toda a vida, é necessário que o coração e a confiança desta sejam conquistados (Mt 19:6), enfim, para que os objetivos sejam alcançados, tem que haver esforço.
Mas Lucas 5:18-19 me mostrou algo que mudou o meu conceito sobre “esforço”, e renovou minhas forças para continuar minha caminhada. Está escrito: “E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.” Eles sabiam onde estava a solução para o seu problema, sabiam o que queriam, e estavam dispostos a tudo para ter sua benção!!! Vamos imaginar a cena, eles chegando naquela casa, vendo aquela multidão, com certeza eles deviam ter pedido para que os deixassem passar, mas ninguém esteve disposto a ajudá-los, a princípio deve ter batido aquele desespero, aquela idéia de “E agora?” mas eles sabiam que faltava pouco, o que tanto buscavam estava mais perto do que eles imaginavam, por isso fizeram o que ninguém esperava, foram pelo telhado, e começaram a remover aquelas telhas, creio que a cada telha que removiam vinha o pensamento de “Falta pouco”, a medida que o buraco no telhado ia aumentando eles podiam ver um pouquinho mais do que tanto procuravam, por isso não desistiram!!!
Que exemplo!!! E trazendo isso pra nossas vidas, o que podemos aprender? Bem… vejo um ato de amor e de compaixão tremendo, poderia dizer que a primeira telha que eles removeram foi a “telha do EU”, pois eles estavam fazendo todo esse esforço por outra pessoa, para que o paralítico fosse curado. É normal fazermos algo para alcançar nosso próprio objetivo, afinal, essa é a idéia do mundo hoje, “o que vale é o meu EU, já o meu próximo, bem…” mas nós não pertencemos a este mundo e seus valores, por isso somos capazes de viver fazendo a diferença! (Galatas 5:14) “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Creio que a segunda telha que foi removida foi a “telha do MEDO”, aquela multidão, a rejeição daquele povo em ajudá-los, mas eles não se deram por vencidos! Pra mim aquela multidão representa o mundo nos falando que não dá mais, que chegamos tão perto mas não vai ser possível seguir adiante, nos jogando todo aquele peso de insegurança, de dúvida, de medo, mas devemos continuar, ter certeza do que cremos, pois cada passo que damos nos leva para mais próximo da nossa conquista! (Hebreus 10:23-24) “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras…” A terceira telha que foi removida acredito que tenha sido a “telha da INCERTEZA”, o que deve ter passado na cabeça deles? olhando a altura daquela casa, e ainda ter que subir carregando um homem paralítico… mas eles não deram chance para a incerteza brotar em seus corações, eles sabiam no que criam, sabiam o que tinha que ser feito, e foram à luta! Esta é a diferença, devemos ter certeza do que cremos, quando não temos certeza, qualquer situação ou opinião contrária é capaz de abalar nossas estruturas, mas quando estamos certos daquilo que acreditamos prosseguimos para o alvo independente dos gigantes, das muralhas que se levantem!!!
E tantas outras “telhas” que podemos nomear… o que sei é que a “benção está dentro da casa” e devemos fazer o possível e o impossível para chegar lá!!! Se é um novo curso que precisa ser feito, mas as pessoas pensam o contrário, os recursos não existem…saiba que a benção está dentro da casa, remova as telhas! Se está difícil no trabalho, ou nem trabalho se consegue mais…a “benção está dentro da casa, remova as telhas! Se já te falaram pra desistir do seu casamento, ele(a) não quer nada com a vida, não está disposto a mudar… a benção está dentro da casa, remova as telhas!
O mundo é mentiroso e a primeira palavra vinda dele e dos que nele acreditam sempre será: “Não dá mais”, mas o que sei é que isso é a multidão que está a nossa frente, por isso devemos ir firmes, seja pelo telhado, seja através das paredes, de qualquer forma, pois, a certeza que temos é que a “benção está dentro da casa!”
   
“E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.” (Lucas 5:20;24-25)
   
Rafael e Patrícia Costa

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Não desista… 2

O tempo é curto, quanto menos errármos, mais chances teremos de abraçar a benção, é hora de se posicionar, dos guerreiros mostrarem as suas faces, mostrarem que não vão se curvar diante dos enganos deste mundo!!! Em um primeiro momento falamos de Jesus, O nosso exemplo maior, o quanto Ele nos ajudou e ajuda, o quanto fez e faz para estarmos firmes na nossa caminhada, na nossa luta, mas você ainda pode estar com aquela idéia: “Jesus é Deus, por isso Ele conseguiu…” A Bíblia nos ensina diferente, mas para acabar com qualquer chance de dúvidas, vamos observar a vida de pessoas normais, que no seu dia a dia tinham seus trabalhos, seus bens, tinham suas famílias, seus planos, seus sonhos… mas que um dia encontraram os planos e sonhos de Deus para suas vidas e aceitaram o desafio, sim, o desafio de abrir mão das incertezas desta vida aqui para usufruir da certeza de uma eternidade.
Foi assim com João Batista, que abriu mão de tudo, que nasceu com um único propósito, viver em função do anúncio da vinda do Messias (João 1:6-7); a mulher samaritana, que após um encontro único com Jesus, deixou uma vida de promiscuidade, o engano do pecado, para ganhar vidas para Ele (João 4:1-42); os apóstolos, homens normais, que renunciaram tudo para seguir e obedecer à Jesus (Mateus 10:1-4); e tantos outros, homens e mulheres, que aceitaram abrir mão do seu dia a dia para viver o dia a dia de Deus. O que me chama a atenção é que eles estavam vivendo um momento difícil, uma “crise”, tanto como povo, nação, como também na sua realidade como pessoa, existia toda aquela opressão de um império, toda dificuldade do próprio dia a dia, e existia uma perseguição por causa do nome de Jesus, mas, mesmo assim, eles permaneceram firmes na caminhada que lhes tinha sido proposta.
Por exemplo, como está escrito em Mateus 9:20-22: “E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.” Olha a situação desta mulher, doze anos lutando, doze anos crendo que este mundo seria capaz de oferecer uma solução para o seu problema, tanto que a Bíblia fala que ela tinha gastado tudo que tinha, e mesmo assim não havia encontrado o refrigério que tanto procurava, até que um dia ela cansou, viu que na sua força e neste mundo nunca poderia ter a paz que tanto buscava, e como se fosse na sua última tentativa, ela investiu toda sua força, depositou toda sua esperança em Jesus, e só assim pôde descançar, encontrar o alívio que ela tanto desejava.
Também Pedro, um homem de um temperamento forte, um dos doze apóstolos que sempre estavam ali por Jesus, mas que teve um obstáculo tremendo a ser superado, “o peso de ter negado à Jesus”. Ele negou Jesus três vezes, e teve que por alguns instantes viver, lutar com essa culpa, mas sua atitude determinou tudo, diferentemente de Judas, que se deixou vencer pela culpa chegando ao suicídio, Pedro lutou, buscou ajuda no restante dos apóstolos, alcançou graça diante do próprio Jesus, e, superando esta etapa em sua vida, se tornou um dos maiores apóstolos dos quais o mundo já ouviu falar. Como está escrito em Atos 3:4-6: “E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” E tantas outras maravilhas pôde realizar Pedro atrvés do nome de Jesus!!!
Como já foi falado, não importa a dificuldade, o que o mundo pense a nossa respeito, a palavra final pertence ao Senhor, e Nele sempre há esperança!!! Você pode pensar que o seu problema, o seu vício, a sua dificuldade é muito grande, mas eu sei que Deus é maior do tudo isso. Assim como Ele mudou a vida daquelas pessoas no passado, Ele está disposto a restaurar nossas vidas neste tempo presente, seja qual for a área que precise ser curada, Ele tem poder para isso, e só está esperando o nosso
“sim, eu aceito o Teu toque em minha vida Senhor.”
A cada segundo uma nova luta, mas devemos manter nossa mente sempre voltada àquele que nos dá a certeza da nossa vitória; ter consciência que na nossa força estamos sempre sujeitos ao erro, mas Nele, é impossível errar; saber que, às vezes, o mundo vai apresentar mentiras, calúnias a nosso respeito, mas também devemos ter a certeza de que todos os planos e sonhos de Deus para nossas vidas já existiam antes mesmo que viéssemos a este mundo!!!
Essa é a certeza da nossa vitória, saber que maior é o que está em nossas vidas do que o que está neste mundo, saber que cada dia que passa é nova oportunidade de experimentar o carinho e o cuidado de Deus para conosco.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”
(Marcos 9 : 23)
 
  
Rafael & Patricia Costa

domingo, 7 de junho de 2009

Aniversário da Arê!!!

A minha prima tão linda, amiga de infância e do coração, de quem eu tenho saudades absurdas!!!
Neste dia tão especial, dia em que fomos presenteados pela sua vida, quero deixar aqui expressado todo o meu carinho por você! Que neste ano que começa você possa desfrutar inteiramente das dádivas que Deus tem pra você e como eu sempre te digo, viver os sonhos Dele pra sua vida!

Essa é a palavra que tenho pra você hoje Arê:


“Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.”
(Sl 37:4-5)

Parabéns e um beijo grande pra essa Costa Rocha que essa Rocha Costa tanto ama!

Não desista…

Tenho pensado muito em como manter a calma em meio às incertezas do dia a dia, àquelas situações mais desagradáveis, e a única resposta que vinha a minha mente é o que está escrito em João 15:5b : “porque sem mim nada podeis fazer.”
Jesus, ninguém melhor do que Ele para nos mostrar como prosseguir na nossa caminhada! Comecei a me questionar, como Ele conseguia? Em sua passagem aqui, Ele curou, ensinou, operou milagres, mas nem assim agradou a todos, ainda existiam aqueles que estavam dispostos a tudo para colocá-lo em uma situação contraditória, mas Ele não se desesperava, pelo contrário, sempre sereno estava pronto pra tudo. Em determinado momento, lhe apresentaram uma mulher que tinha cometido adultério, e perguntaram sua opinião, não por que a valorizavam mas sim para saber se Ele iria contra a lei de seu povo, mas Jesus, como sempre, os surpreendeu, “…e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” (João 8:7b) Já imaginaram a pressão naquele momento, todos olhando, esperando sua reação, e Ele respondeu daquela forma? A Bíblia nos fala que Ele estava escrevendo com o dedo na terra, respondeu, e voltou a escrever… Num outro momento, enquanto estava sendo interrogado pelo sumo-sacerdote, Ele levou um soco de um dos guardas e a única coisa que Ele fez em seguida foi perguntar “Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?” (João 18:23) E tantas outras coisas, até demônios já falaram que Ele tinha (Marcos 3:22), agora imagine a situação, o Filho de Deus escutando que “tem demônios”, como aquilo deve ter entristecido a Jesus, mas nem por isso Ele desistiu de Sua caminhada.
E este é um dos ensinamentos que Jesus nos deixou, continuar firmes, perseverar, saber que além da dificuldade, da decepção, da tristeza, existe sempre um aprendizado, um crescimento, uma vitória. Ele sabe até onde podemos suportar, e por mais que seja difícil, devemos ter certeza de que Ele sempre está pronto para nos acolher, como está em Mateus 11:28-28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Alguns podem até pensar que Jesus só conseguiu porque Ele era o Filho de Deus, mas a Bilblia fala que Ele aceitou vir não como Deus, mas como homem (Filipenses 2:6-8) e assim nos mostrar, e nos provar, que é possível vencer aqui também! Por isso existe essa necessidade de conhecê-lo, pois sem Ele é impossível manter o equilíbrio, tomar decisões sensatas, ou ter paz em meio a este mundo tão incerto, e o mais tremendo nisso tudo é que Jesus sabe disso, por isso Ele nos fala: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Não importa a situação, você pode pensar que talvez no seu trabalho está tudo tão difícil, que estão te explorando, saiba que Deus está te dando uma chance de crescer e de impactar vidas através do seu testemunho! Ou talvez seja o seu casamento, está tão desgastante, ele(a) não muda, aqui existe um segredo, é necessário que os dois morram para que Cristo possa surgir, está é a beleza do casamento, com minhas forças não sou capaz de amar minha esposa da forma a qual ela é digna, mas através de Jesus isso é fácil, da mesma forma a esposa para com seu marido! Ou então aquela mágoa que você guarda até hoje, sei que não é fácil perdoar, mas é necessário tanto por você como pela outra pessoa, como está escrito em Mateus 6:15: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Jesus foi cuspido, humilhado na frente de tudo e todos, e mesmo assim clamou ao Pai que perdoasse aquele povo…

Ele veio para nos ensinar e nos mostrar uma nova e melhor forma de vida, uma vida abundante, cheia de gozo e paz. Através Dele temos a certeza de um amanhã, onde, mesmo se levantando muralhas, sabemos que não será o fim, pois o melhor ainda está por vir. As lutas fazem parte do plano de Deus para nos aperfeiçoar, talvez seja o orgulho, ou a arrogância, ou o medo, cada um sabe onde precisa ser curado, sem luta não existe vitória, mas devemos ter a certeza de que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5b)
E se Jesus não tivesse aceitado a sua luta, de ser humilhado, rejeitado, desprezado, espancado como Ele foi, indo ao extremo do esforço humano até morrer naquela cruz, que certeza nós teríamos hoje? Mas Ele não desistiu, e graças a Ele todos os sonhos, planos e promessas de Deus para os Seus ainda podem ser cumpridos; graças a Ele podemos acordar e ter a esperança de que hoje será um novo dia; graças a Ele podemos olhar para o nosso próximo e dizer que não importam as mentiras que o mundo pensa a seu respeito, os planos de Deus são bem maiores para sua vida; graças a Ele permanecemos firmes em meio a luta. A caminhada existe, as dificuldades podem ser grandes, mas o resultado é seguro, a vitória.


“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1Pedro 3:9)


Rafael e Patrícia Costa