segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Do Sonho à Realidade!!!

O amor, o cuidado, o carinho de Deus com nossas vidas não tem limites, mas isso tem que ser recíproco, Ele tem prazer em se relacionar conosco, mas espera o mesmo de nós. Neste ultimo domingo, Deus falou muito através da vida do nosso pastor, Pr. Adilson Robert. Foi uma Palavra de fé, de esperança, de amor, onde o Senhor mais uma vez nos mostrou que não estamos sozinhos, que Ele está ali esperando aqueles que desejam ter um relacionamento real, sincero com Ele, que está dispoto à tudo por nossas vidas, mas também espera que façamos a nossa parte.
A base daquela mensagem foi o exemplo de uma mulher, Ana, mãe do profeta Samuel, que, até então, ainda não havia nascido. Em 1 Samuel:2 lemos, “E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.” Elcana era o esposo de Ana, mas ele também tinha uma outra esposa, Penina, era um costume da época, (minha esposa não gostou nada desse costume! rsrsrsr), o homem podia ter mais de uma esposa se assim ele o quizesse. Penina por ter filhos, ficava constantemente afrontando à Ana pelo fato dela não tê-los, podemos ver isso no verículo 6 e 7, “E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.” Ana ficava muito abalada com isso, porque esse era praticamente o principal papel da mulher naquela época, ter filhos, então imaginem como ela se sentia humilhada com essa situação! Mas Ana teve uma atitude que fez toda a diferença, está escrito nos versículos 9 e 10, “Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.” Ela se levantou! Ela lembrou que ficar ali lamentando não mudaria muito sua realidade, mas Ela também sabia onde buscar a ajuda que mudaria essa realidade, no Senhor! Ela abriu o seu coração, falou do seu sofrimento, de tudo o que sentia, do seu sonho, seu desejo de ser mãe, e não ficou mais entregue às afrontas que lhe cercavam, mas foi à guerra, tanto que ela declara no versículo 11, “E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” “Senhor dos Exércitos”! Ela sabia que essa vitória so poderia ser conquista se Ele fosse à frente, só um milagre para romper todas barreiras que foram levantadas contra sua vida. Por isso ela fez um voto ao Senhor, não como se fosse uma barganha, onde não se dá o devido valor, mas sim num sentido de promessa, reconhecimento. E Deus assim o fez, conforme o desejo do seu coração, lhe concedeu um filho, Samuel, e Ana cumpriu aquilo que tinha prometido, o entregou ao Senhor para servir-lo todos os dias. E nisto tivemos Samuel, que foi um dos maiores profetas relatados na Bíblia.
E essa também é a relação que o Senhor deseja ter conosco, de sinceridade, de entrega, de reconhecimento mútuo. As “ Peninas” estão nos falando todos os dias, que: TRABALHO, não adianta procurar, o desemprego só está aumentando; ESPOSO(A), não existem mais relacionamentos verdadeiros, hoje tudo é aparência; FILHOS, o mundo tem muito mais para oferecer à eles; DEUS, com esta crise não dá para perder tempo pensando nEle… e tantos outros enganos que só vem com a intenção de nos afundar em um profundo desespero, lamento e murmuração. Mas devemos seguir o exemplo de Ana, “levantar”, e bucar o socorro nEle, o Senhor dos Exércitos, Àquele que com uma Palavra pode abrir todas as portas de TRABALHO que estão fechadas; que pode fazer do seu CÔNJUGE o seu maior prazer, acabando com aquela aparência e te dando a verdadeira identidade do que vem a ser o casamento; que pode te mostrar como ser o melhor amigo dos seus FILHOS, dando-lhes o real valor de herança vinda dEle; o próprio DEUS, O que com o simples abrir de Sua boca é capaz de transformar qualquer crise no nosso maior gozo… Ana sabia do poder do seu Senhor, por isso não teve medo em fazer o seu voto, sua promessa, em reconhecer que tão somente nEle seria possível o milagre.

Por não seguir este exemplo? Não sei qual é o seu “Samuel”, poder ser um emprego, seu casamento, uma cura… Mas Ele só está esperando o nosso chamado para poder mostrar às “Peninas” desta vida que ainda existe um Deus que tem prazer em se relacionar com àqueles que O buscam. Como diria meu pastor: Devemos crer que “Samuel está chegando.” Só devemos fazer a nossa parte, pois Ele é fiel para cumprir a dEle.
 
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19)
 
Rafael e Patrícia Costa

4 comentários:

  1. Glória a Deus, sou muito grato pelo " Samuel" da minha vida, que é minha família.

    ResponderExcluir
  2. Aleluiaaa!!! Sou mtooo agradecida a Deus pelo meu "Sameul" ter chegado, e a promessa do Senhor ter se cumprido em minha vida!!! Realmente o nosso Deus não é homem que minta!!! Valeu a pena esperar... Demorou mto, mas foi no tempo do Senhor e só agora entendo pq demorou tanto, mas minha vitória chegou!!! =D

    ResponderExcluir
  3. Rafa....
    Tremendo essa msg...
    Uma continuacao de tanta revelacao essa semana...EM nome de Jesus vencerei essas Peninas que se levantam. E o nome do Senhor dos Exercitos, Jesus Cristo sera glorificado!..
    Fica na paz!!..
    Lu Cruz!

    ResponderExcluir
  4. tremenda palavra me fez lembrar de uma pregacao da semana passada do Pastor Alexandre que falava de 2 REIS20 quando Deus depois de ter mandado Isaias ter com ezequias e lhe falar que ele iria morrer mandou Isaias voltar e falar que DEUS comtemplou suas lagrimase sua oracao e que nao morreria mais viveria por mais 15 anos!
    e isso que nos faltar chorar , clamar ao TODO PODEROSO pq ele contempla o coracao dos que amam a ELE e muda situacoes quando todos falam que e impossivel. Eu vi isso na minha vida o tremendo milagre de Deus, basta buscarmos-lo!!!!

    ResponderExcluir