segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A quem temerei?

O que fazer quando os problemas se levantam à nossa frente? Muitas vezes, as dificuldades surgem de uma forma tal que, por alguns instantes, pensamos não ter mais saída. Mas, louvado seja Deus por Sua Palavra que sempre está ali nos ensinando que Nele, por “maior” que seja o obstáculo, sempre há uma solução.
Em 2 Crônicas, capítulo 20, podemos ver a experiência de um homem, o rei Josafá. Está escrito, versículo 2, “…Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.” Um grande exército havia se levantado para ir contra o aquele rei, porém, ele sabia onde buscar o socorro. Podemos ver no versículo 12, “Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.” Que atitude a desse rei, em meio a sua dificuldade, ele reconheceu sua limitação, que não tinha forças nem recursos próprios para enfrentar aquele problema, mas não se deixou abalar pois os seus olhos estavam Nele! Nessas horas podemos entender o que está escrito em Salmos 34:15, “Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” O Senhor nunca deixa desamparado aquele que O busca. Por isso lemos, dos versículos 14 ao 17, “Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.” O rei Josafá fez tudo conforme o Espírito do Senhor havia falado e pode ver e viver o livramento para com ele e seu povo.
Esta passagem a respeito do rei Josafá é um tremendo exemplo da ação de Deus para com aqueles que O buscam. Mas o que me chamou a atenção foi a forma como o Espírito do Senhor se apresentou, Ele começou falando “Dai ouvidos…”. Nos Evagelhos podemos ver Jesus falando: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Em Apocalípse também vemos: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” O Espírito do Senhor está constantemente tentando nos ensinar ou nos lembrar que “a peleja não é nossa, mas de Deus”, mas a decisão final em ouvi-lo ou não é minha. No mundo não há pudor, não há respeito, se não o ouvimos de uma forma, ele grita de outra, e nisso os seus “exércitos” vão unindo suas forças tentando nos intimidar mais e mais, e suas mensagens começam a ser enviadas: “…Vem contra ti uma grande multidão; a calúnia, a crítica, o adultério, o desemprego, as dívidas, o divórcio, a rebeldia… todos estes se juntaram contra ti, e eis que já estão à sua porta.” Mas do outro lado está o Espírito nos falando: “Dai ouvidos, não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” A Palavra de vitória já foi liberada à nosso favor, devemos ouvi-la, abrir nosso coração e viver o milagre!!!
Certa vez fui questionado a respeito de como eu vejo a vida, esta pessoa falou: “A vida não é tão simples o quanto você pensa.” Eu não discuti, mas respondi: “Eu creio que ela é simples sim pois a Palavra me dá base pra isso, as dificuldades que eu possa estar vivendo, em sua maioria, são frutos das minhas decisões erradas.” A Bíblia nos diz em Números 23:19 que “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Todos os dias o Senhor está nos falando, Mateus 11:29-30, “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Em outras palavras: “Me entrega tudo que têm se levantado conta ti; seu trabalho que está tão incerto; seu relacionamento que está tão difícil; essa enfermidade que tem tirado sua paz; o seu coração para que você possa descansar… pois daqui pra frente é comigo.”

Você pode está se perguntando: “É tão simples assim?” Sei que muitas vezes parece loucura, mas isso é o que confunde o inferno, o mundo e todos que se levantam contra aqueles que acreditam Nele, a fé, onde eu ainda não vejo mas tenho a certeza, onde eu creio que no tempo certo Ele há de revelar e derramar o Seu milagre sobre minha vida.
 

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Romanos 8:18)
 
 
 
Rafael e Patrícia Costa

3 comentários:

  1. realmente precisamos confiar totalmente em Deus . essa pa;avra fala especialmente na minha via hj com a saude.. aonde medicos nao sabem oq eh mais o problema esta la, e me encomodando muito.
    A nossa unica saida e realmente orar e confiar que Deus vai na nossa frnte, com seu livramente sua cura.... e o inferno jamais prevalecera....

    ResponderExcluir
  2. Realmente a nossa confianca tem que estar em Deus a certeza deque o socorro vai chegar na hora certa.. que a luta nao e contra a carne mais sim contra principados e postestades.essa palavra hj fala em especial para mim aonde medicos nao acham o problema que esta la e encomodando...
    mais a minha certeza e que Deus cuida de mim,e agindo Ele ninguem impedirar!

    ResponderExcluir