segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Declarando o Milagre!

É interessante como Deus sempre buscou e busca nos ajudar nas nossas decisões. Apesar de todo Seu Poder, Sua Glória… nunca nos impõe nada, pelo contrário, Ele nos apresenta Sua Palavra como um “perfeito manual”, cheio de instruções, direcionamentos, sempre nos mostrando o que poder vir à acontecer dependendo da nossa escolha. Foi assim com Adão e Eva, que colheram do fruto da sua desobediência (Gênesis 2 e 3); foi assim com o povo judeu, que ficou livre para escolher entre bênção ou maldição (Deuteronômio 11:26-28); e também é assim com nossas vidas, todos os dias Jesus está batendo na porta do nosso coração querendo nos ensinar, nos mostrar algo novo, mas cabe à nós escolher se abrimos ou não esta porta (Apocalípse 3:20).
O Seu amor por nossas vidas é tão grande que Ele não mede esforços para que possâmos conhecê-lo. Antes éramos servos, depois nos tornamos amigos, mas Sua real intenção é nos chamar de Filhos. Antes Ele vinha através de sinais e maravilhas: (Êxodo 13:21) “E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.” Depois Ele nos mostra Seu amor vindo em forma de homem e se sacrificando por nossas vidas: (João 3:16) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” E hoje, para podermos sentir continuamente Sua presença, nos enviou Seu próprio Espírito: (João 14:26) “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” E essa presença do Espírito Santo de Deus é que faz toda a diferença.
Isso me faz lembrar de uma passagem em Ezequiel 37:1-5, que diz: “VEIO sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.” O Senhor quer usar nossas vidas para que o mundo venha a conhecê-lo. Ele quer nos retirar da nossa redoma de “egoísmo, medo, pessimismo, murmuração”, para nos levar à uma dimensão de “dependência, satisfação, gozo, fé” que só é possível quando andamos no Seu Espírito. Aquele profeta estava diante de um vale de ossos, ou seja, diante da morte, ele sabia que “com os seus olhos” não veria muita mudança, mas que no Senhor tudo era possível. Por isso, ele estava sensível ao que o Senhor queria ensiná-lo, se deixou usar, e foi capaz ver o milagre da vida, mesmo quando parecia só haver morte. E este é um dos segredos na Palavra, saber ouvir o Espírito.
Tudo aparenta estar errado quando não sabemos quem está à frente nas nossas decisões. Em meio à esta “incerteza” lemos em Hebreus 12:15, “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Por causa da dureza do nosso coração, do nosso orgulho, preferimos seguir o nosso EU do que ouvir o que o Espírito quer nos ensinar. E de forma consciente ou inconsciente, abrimos mão da graça de Deus sobre nossas vidas, das bençãos, dos milagres, dos sonhos Dele para aqueles que estão dispostos à ouvilo. Nos tornamos pessoas amarguradas, frias, cheias de nós mesmos, egoístas, vemos defeitos em tudo e todos, somos incapazes de profetizar vida pois aos nossos olhos só existe morte. Por isso o “cuidado” de Deus em Sua Palavra, insistindo em nos lembrar que na nossa força não podemos muito, mas que na Dele tudo é possível; que “se não cortarmos o mal pela raiz” os problemas dificilmente deixarão de ser problemas. Eu poderia inumerar muitos “culpados” pelos meus altos e baixos, o trabalho; minha família; meus amigos; até mesmo a igreja… Claro, estes são só exemplos, mas o fato é que é bem mais fácil apontar culpados do que assumir a própria culpa. Ao invés de só exigir de tudo e todos à nossa volta, por que não estar ali por eles, declarando uma palavra de ânimo, apoio, gratidão? A Palavra nos fala em Marcos 9:23, “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” O milagre só é possível ao que crê, ao que tem coragem de dizer “Senhor eu não ainda não vejo uma solução, mas pela fé eu creio pois Tu és fiel!” Você ainda pode estar pensando: “Mas eu só vejo Vale de Morte na minha frente.” É hora de termos a mesma atitude do profeta Ezequiel, tomar posse da Palavra lançada por Ele, e ver o milagre acontecer. É hora de declaramos: “Senhor, obrigado pelo meu emprego que é seguro, pois vem de Ti… Pela minha família que é um exemplo, pois vem de Ti… Pelos meus amigos que são verdadeiros, pois vem de Ti… Pela a igreja, onde podemos encontrar O alimento, pois vem de Ti…” Se nos entregarmos à esta apatia que a todo instante tenta nos enganar dificilmente veremos mudanças; mas se mergulharmos no que é certo, tomarmos posse da verdade que já foi liberada por ELE, facilmente viveremos as mudanças.


É hora de andarmos não pelo que vemos com os nossos olhos mas sim pelo que cremos em nosso coração, desta forma vamos superar a “morte” e, realmente, ver e entender o real sentido da “vida”.
 
 
 
 
Rafael e Patricia Costa

Um comentário:

  1. DEUS e DEUS simplesmente na sua infinita missericordia para conosco . nos sofremos pq nao vivemos sua Palavra

    ResponderExcluir