sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Assumindo a Culpa!!!

“E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gênesis 3:11-14)

O texto acima nos mostra como tudo começou, a queda, o pecado, frutos de uma desobediência, pois Adão e Eva se deixaram enganar pela serpente. Deus faz uma pergunta clara: “Adão você fez isto?” A resposta deveria ser “sim” ou “não”, mas Adão optou por se justificar: “A mulher que me deste…”. No início já era assim, o ser humano, em sua maioria, tem essa tendência de fugir da culpa e sempre arrumar um culpado.
Nós temos dois filhos, Isabella e Gabriel, ela está com quase dois aninhos e ele um pouco mais de sete meses. A Isabella estava brincando e deixou seus brinquedos espalhados por toda a casa. Quando perguntei a ela quem tinha feito tudo aquilo, ela respondeu: “O baby!” Ela é uma criança, e já está nomeando os culpados por suas atitudes. Assim também somos, muitas vezes levados por nossas emoções, pelo momento, pelo medo, pensamos ser mais fácil apresentar um culpado do que assumir a culpa que talvez seja nossa. Quantas vezes minha esposa já me perguntou: “Por que você está triste… ou mau-humorado… ou desanimado?” E eu sempre vinha com aquelas “mil” desculpas. Os problemas podem até existir, mas será que isto é motivo para continuar lamentando ao invés de buscar uma solução para eles?
Por causa do nosso coração duro nos fazemos juízes, vamos apontando o erro de tudo e todos, dizemos: “Você viu o Edir Macedo… o Sarney? Por isso que está do jeito que está!” E vamos apontando os culpados disso e daquilo, e nos esquecemos de olhar para nossas próprias vidas, por isso que a Palavra nos lembra em Romanos 14:10, “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” Ou seja, todos nós vamos ter que prestar contas por nossas atitudes; Pais, Salmos 127:3, “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.” Como você tem cuidado daquilo que o Senhor te deu? Ou são os “amigos”, a “moda”, o “mundo” que cumprem esse papel? Filhos, Êxodo 20:12 “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Tem você honrado à seus pais ou prefere seguir o seu EU, seus “amigos”, seu “mundinho”, agindo sempre de forma mimada e egoísta? Maridos, Efésios 5:25, “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Tem você amado sua esposa ao ponto de se entregar totalmente por ela, ou tem sido levado por atitudes egoístas sempre exigindo mais e mais dela? Da mesma forma as Esposas, Provérbios 19:14, “A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.” Como você tem se apresentado, aquela cheia de qualidades, sendo o orgulho do seu esposo, ou aquela que só lamenta, só questiona, sendo sua maior decepção? Enfim, todos nós vamos responder por nossos atos, e um dia a pergunta virá, assim como foi com Adão: “Pais, Filhos, Maridos, Esposas, …,vocês fizeram isto? E quando isto acontecer, como vamos reagir, assumindo a culpa, caso ela exista, ou insistindo em levantar os culpados?

O que teria acontecido com Adão se ele tivesse respondido algo como: “Sim Senhor, eu comi, te desobedeci, o que posso fazer para reparar meu erro?” Eu creio que é esta a atitude que o Senhor espera que tenhâmos, de baixar nossas armas; de acusação, de julgamento, de mentira… e assumir uma postura de reconhecimento; do nosso erro, da nossa limitação, da nossa dependência. Adão nunca esteve sozinho, o Senhor sempre esteve ali por ele, e tudo que Ele esperava em troca era um coração sincero, uma relação de confiança. Afinal, não foi o Senhor quem fez a Adão? Então com certeza o Ele também sabia o que era melhor para ele!!! Assim também é conosco, antes éramos Suas criaturas, mas por Jesus, somos Seus filhos, por que não crer e se entregar totalmente àquilo que o Pai tem para nossas vidas? Assim como Deus foi com Adão, o Espírito Santo está tentando ser conosco, só depende de nós. Se estou triste, Ele está ali para me alegrar; Se estou fraco, Ele está ali para me dar forças… não importa a situação, Ele sempre estará “ali”, mas, só depende de nós.
   
Rafael e Patricia Costa

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKK Essa Bebela eh d+!!! So was the word :D

    ResponderExcluir
  2. Louvo a Deus por sua vida Rafael, e pelo alimento maravilhoso que desfrutei com esse texto. Valeu!

    ResponderExcluir