segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sempre aprendendo...

Certa vez alguém me falou que estava vendo um pastor ministrar, e por mais de três domingos seguidos a ministração era João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” E nisto alguém perguntou ao pastor: “Por que o senhor só tem ministrado sobre esta passagem?” O pastor respondeu: “Eu não posso ministrar sobre mais nada enquanto não aprender, no mínimo a idéia, o que é o amor de Deus para conosco.”
As circuntâncias existem, e muitas vezes nos deixamos ofuscar por elas; no trabalho, nos sentimos cansados ou até mesmo explorados; no relacionamento, seja entre o casal, ou com os filhos; na igreja, às vezes pensamos ter atingido “um determinado nível espiritual”, mas falhamos com o nosso próximo, aí descobrimos que ainda estamos no primeiro nível, aprendendo o que é amor. E o amor é a base de tudo, ele é que nos faz renunciar o nosso eu, o que EU penso, o que EU acho… e nos faz refletir no que ELE acredita, sobre o que ELE determinou ser a verdade. É o amor que nos dá forças para fazer o que muitos dizem ser impossível, em João 3:16, Deus só deu Jesus em nosso resgate porque antes Ele nos amou. E que “injeção de ânimo, força e alívio”, saber que Deus me ama, que não mediu forças para que viesse à conhecê-lo!
Ao invés de ficar lamentando, por que não apresentar este amor às pessoas? Essa foi uma das inúmeras coisas que aprendi nestes dias, em meio a minha dificuldade sempre lembrar que ELE me ama e que nunca estarei só. É hora de pensarmos como Ele pensa, todos os dias nos dando uma nova chance, por que não faríamos o mesmo com o nosso próximo? Devemos lembrar as pessoas do seu valor, do Preço que foi pago por suas vidas, não julgá-las por suas atitudes. E julgamento era uma das coisas que consciente ou inconscientemente eu caía, pois só em olhar para o outro julgando o que ele possa ter feito eu também já errava, como está escrito em Romanos 2:1: “PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.” Ou então em Tiago 4:12: “Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” Que maravilha é esta ênfase dada na Palavra, o meu papel não é julgar, mas sim ser exemplo para os demais, como está em Romanos 12:18: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.”
O mundo está sedento, cansado de “andar em círculos” , ansioso por algo que não seja passageiro, e o Senhor está esperando aqueles que estejam dispostos a não só falar, mas apresentar esta nova forma de vida, que é o viver em Cristo. É hora de mostrarmos verdadeiramente quem somos, ao invés de criticar, julgar, de só apontar os defeitos, vamos estender a mão, apresentar uma solução, falar que aos demais que a nossa vida não se resume a isso, que o Senhor tem muito mais preparado para nós. E se algum dia estivermos cansados de tudo, e até pensarmos em desistir, vamos lembrar que Ele nos amou e ama, e a prova disso é Jesus.


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)


Rafael e Patricia Costa

2 comentários:

  1. Jesus o bom Pastor, deu a Sua vida pelas ovelhas com muito amor. Ate mesmo a que se perde pelo caminho Ele a carrega nas costas e a traz de volta. Nos somos o corpo de Cristo, cabe a nos fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas palavras...
    o mundo está cansado de exemplos vazios,
    e nós temos assumir a nossa posição de "diferença" em Cristo e
    ser o verdadeiro exemplo.

    ResponderExcluir