segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dia do Perdão!!!

Hoje é um dia muito especial, é o Dia do Perdão, ou, Yom Kippur.
Existe um fato interessante neste Dia, dez dias entre a Festa de Trombetas e o Yom Kippur, neste período o povo tinha que refletir sobre suas atitudes e pedir perdão ao Senhor apresentando os seus pecados no Dia do Perdão, e também servia para começar um novo ano livre de qualquer condenação, isto acontece até hoje em meio ao povo judeu. Em Levítico 16:30, “Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR.” Outro detalhe curioso neste Dia é que dois bodes deviam ser apresentados ao Senhor, um era para ser oferecido como sacrifício ao Senhor e o outro era para levar sobre si os pecados daquele povo, Levítico 16:8, “E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo SENHOR, e a outra pelo bode emissário.” E nos versículos 21 e 22 lemos, “E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.” Assim, os pecados eram levados para o deserto, simbolizando que haviam sido esquecidos, levados para bem longe e não faziam mais parte da realidade daquele povo, e eles podiam dar início a mais um ano “purificados” diante do Senhor. Esse é o Yom Kippur, uma Festa, um Dia especial onde o Senhor deseja mais uma vez renovar Sua aliança com o Seu povo, e desta forma, também permitir que este povo desfrute mais uma vez do Seu perdão e de Suas bencãos.
Você pode estar se perguntando: “Mas isso é só para o povo judeu!” Claro que não, não deixe este pensamento roubar a sua benção!!! Isso é sim para todo aquele que O reconhece como seu Senhor e Salvador!!! Vale lembrar, mais uma vez, que nada na Palavra está ali por acaso, ou por fazer parte da história de um povo, neste caso, o povo judeu, mas sim para nos mostrar, ensinar e nos revelar algo. Antes era necessário um bode, mas aquele ritual tinha que se cumprir todos os anos para que eles fossem perdoados. Hoje esse perdão pode ser alcançado de uma forma bem mais digna, sem a necessidade de ficar apresentando sacrifíficios todos os anos, pois já houve um sacrifício, JESUS!!! A Palavra nos fala em João 1:29, “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Jesus foi e é o Cordeiro que o próprio Deus ofereceu em sacrifício por nossas vidas, nEle nossos pecados não são, simplesmente, levados para o “deserto” para que sejam esquecidos, mas sim, são retirados deste mundo, eles não mais existem!!! Como vemos em 2 Coríntios 5:17, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Pois, o que é melhor, pedir perdão e continuar cometendo os mesmos erros, ou ter uma mudança de vida e não mais cometer estes erros? É isto o que Jesus nos propõe e quer nos ensinar através do Espírito Santo!!! Outro fato é que antes era necessário a presença do sacerdote para representar o povo diante de Deus, hoje Jesus também cumpre este papel, como lemos em Hebreus 4:14, “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.” Enfim, em Jesus temos total acesso à Deus, temos liberdade de abrir o nosso coração, confessar nossas fraquezas, pedir perdão por nossas atitudes e buscar nEle forças para não mais cometer os mesmos erros. Outro detalhe importante neste Dia é que o Senhor quer nos ensinar que da mesma forma que buscamos o Seu perdão devemos também perdoar àqueles que, de alguma forma, nos ofenderam, ou perdir perdão àqueles os quais nós ofendemos. Na oração do Pai nosso nós lemos, Mateus 6:12: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…” Essa é a medida de Deus!!! Como posso clamar o seu perdão tendo ainda algo contra o meu próximo? Por isso Jesus nos ensina em Mateus 5:44, “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus…” O que o Senhor deseja é que nenhum obstáculo venha a surgir na Sua relação com os Seus, e devemos provar que nEle nós andamos em um padrão bem acima do que é apresentado por este mundo, onde só existe vingança, rancor, peso.. mas o exemplo nos foi dado em Mateus 5:23-24, “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Neste caso, ainda é bem mais difícil!!! Mas nós não estamos aqui para pensar, agir ou andar segundo os padrões deste mundo, mas sim para ser exemplo, testemunhas vivas dEle!!!
No mais, uma coisa é certa, o perdão não é uma opção, mas sim uma necessidade, um mandamento para podermos prosseguir em paz, livres de qualquer peso ou acusação. Um caminho nos foi mostrado, um exemplo nos foi dado, JESUS, e através dEle, o Senhor demonstra o Seu amor para conosco não só uma vez por ano, como era no passado, mas em todos os momentos da nossa vida, e cada segundo que passa é mais uma chance que temos de experimentar e também apresentar este perdão a todos que ainda necessitam conhecê-lo.
Feliz Yom Kippur!!!

“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (1 João 2:9)

Rafael e Patrícia Costa

Um comentário:

  1. " Se o meu povo, que se chama pelo o meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, entao, eu ouvirei dos ceus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." II Cr 7:14
    Imagino que hoje eh um dia que Deus libera mais dos Seus rios de aguas para ser derramado sobre a terra, sobre aqueles que O buscam nesse dia...para serem purificados, limpos...Dia em que Ele sonda as nossas vidas... e libera perdao!!... Para podermos tabernacular com Ele para sempre, e estarmos limpos para podermos entar no Santo dos Santos!!
    Muita bencao essa palavra... e como vc disse, essa festa eh ordenada de Deus para o seu povo... que bom seria se todos voltassem para a palavra e nao para Roma..!!
    Deus abencoe vcs....
    Lov U..
    Lu Cruz!

    ResponderExcluir