sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Em busca da Perfeição.

“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48)

Sede vós pois perfeitos… Observando esta palavra, podemos pensar: “Isso é impossível!” Aos nossos olhos, sim, é bem improvável que esta perfeição aconteça, mas se nos deixarmos guiar por Ele, as chances são bem maiores de descobrirmos o que isso venha a ser. Jesus nos ensina sobre buscarmos a perfeição, parece algo incoerente, insensato, mas Ele nos mostra um caminho para atingirmos isso, o amor. Em alguns versículos antes, no mesmo capítulo, Ele vinha mostrando o real sentido de algumas coisas contidas na Lei, isso porque muitos seguiam simplesmente a “letra”, e desta forma julgavam uns aos outros, mas no seu coração cometiam os mesmos pecados, ou até piores. A mensagem que estava sendo lançada era: “Que vantagem existe em fazer o bem só a quem nos faz o bem?” Nesta hora é que a perfeição começa a tomar sua forma, quando no momento mais adverso das nossas vidas somos capazes de deixar fluir um outro sentimento, não aquele de revanche, vingança, descaso, ódio… mas sim um sentimento de respeito, esperança, compaixão… onde combinando todos estes, podemos vir a desfrutar do que é o amor.
Escrevendo parece fácil, mas na prática não é bem assim. As provas são constantes, mas o grande desafio está nas pessoas e nas suas atitudes, onde muitas, consciente ou inconscientemente, acabam nos deixando marcas, que muitas vezes nos atingem de uma forma tal que a tristeza, a solidão o medo… são as únicas coisas que vemos à nossa frente. Mas devemos levantar nossa cabeça e crer que nem tudo está perdido, em Romanos 8:28 lemos, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Tudo tem um propósito, nada acontece por acaso, mas o interessante é que esta passagem nos fala “…daqueles que amam a Deus…”, por que será isso? A Palavra também nos fala em 1 João 4:7, “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” Em outras palavras, “Eu não posso dar o que eu não tenho!”, eu só vou superar as situações adversas da minha vida com um sentimento de paz, esperança e amor se vier a conhecer a fonte de tais sentimentos, ou seja, o próprio Deus!!! Isso é o que Ele fez por nossas vidas, como está escrito em Romanos 5:8, “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” E também é isto que O faz tão especial, tão único, que Ele não mediu esforços, deu o que tinha de mais precioso para que sermos salvos, e também viéssemos a descobrir o que é o amor.
Se o Senhor optou por me amar ao invés de me condenar, por que eu não posso fazer o mesmo por meu próximo? Devemos pensar que estamos aqui de passagem, então não vamos simplesmente nos contentar com o ritmo deste mundo, mas vamos fazer a diferença! Por isso lemos em 1 João 3:16, “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” Vamos seguir o exemplo de quem deu o exemplo, Jesus aceitou este desafio, entregou a si mesmo e preferiu derramar amor e perdão sobre aqueles que O acusavam. E esta é a mensagem, renuncie à si mesmo, seja exemplo, o ponto de referência, seja a diferença, mostre aos outros o que eles que ainda não conhecem, ame. Podemos ver isto claramente em João 3:16, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Sei que não é fácil permanencer calmo em algumas situações, muitas vezes é dificil não se decpcionar, ou ficar triste com as pessoas, mas o exemplo nos foi dado, a confiança nos foi passada, e assim como Ele perdoou as nossas limitações e nos amou e ama até hoje, vamos tentar fazer o mesmo com os que estão à nossa volta. Quando estes sentimentos vierem ao nosso encontro tentando nos desnimar, vamos lembrar que antes que fossemos rejeitados, Ele foi; antes que fossemos ofendidos, Ele foi; antes que fossemos humilhados, Ele foi… Porém, Ele nunca revidou o mal com o mal, pelo contrário, sempre optou por praticar o bem, nos deixando este exemplo, “…sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção” (1 Pedro 3:8-9)
O que era, é, e sempre será Perfeito nos mostrou que é possível através do Seu exemplo alcançar a perfeição. Ele sabe das nossas limitações, mas o que Ele realmente espera das nossas vidas é o nosso desejo sincero de continuar lutando para cumprir o nosso chamado, desta forma estaremos mais e mais perto de alcançar esta perfeição, e , com certeza, conhecer Àquele que é perfeito.
 
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)
 
 
Rafael e Patricia Costa

Um comentário:

  1. Realemte o amor eh a base de tudo...o dificil e amar aquela pessoa que te irrita... Por isso realmente temos que estar mais e mais perto de Deus tendo mais intimidade com ele , pois ele e o unico que pode nos dar amor por pessoas que nos machucam tanto, mais que tanto precisam conhecer o amor de Cristo!
    mari

    ResponderExcluir