sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Não há condenação!!!

“PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)
Esta é uma passagem tremenda, não só pela paz que ela nos apresenta, pois “não há mais condenação”, mas também pelo desafio que ela nos proporciona, “para os que estão em Cristo”. É um duelo entre a morte e a vida, o medo e a esperança, o engano e a certeza, a carne e o Espírito.
Esta condenação, claro, pode resultar em uma sentença eterna, onde só há “choro e ranger de dentes. (Lucas 13:27-28)” Mas cada dia que passa é uma nova chance que surge, pois as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, e nisso, para os que ainda não O conhecem, é mais uma opotunidade que se tem de abandonar o engano da carne e se deixar guiar, de uma vez por todas, pelo poder do Espírito. Na carne podemos viver uma vida de ilusões, continuar em transações e relacionamentos ilícitos, onde tudo parece ser possível e normal, mas no final nos tornamos vítimas das nossas próprias atitudes. Por exemplo, com que cara se pode olhar para alguém após uma mentira? Ou para o seu cônjuge após um adultério? Você já parou para pensar nisso!!! É por isso que a Palavra nos adverte em 1 Coríntios 10:23, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” Já passei por situações desconfortáveis por causa de alguma mentira que eu tenha falado, já o adultério, nunca o cometi, mas pude presenciar a sua força na vida dos meus pais e de tantas outras pessoas que conheço, e não gostei nada do que vi.
Talvez você possa até conhecer Jesus, seus princípios, mas em alguns pontos no seu viver, a carne ainda dita o ritmo das suas decisões, por isso que sua idéia de realização nunca é preenchida. Você pode me perguntar: “Ok, mas você é perfeito?” Claro que não sou perfeito, mas a nossa atitude revela se estamos buscando ou não esta perfeição. O pecado é algo que está ali todos os dias, mas eu que decido por praticá-lo ou lutar contra ele. Se em minhas decisões, começo a achar que está tudo normal, que não há nada de errado em algumas coisas, com o passar do tempo, dificilmente serei capaz de distinguir entre o que é certo e errado. Por isso a importância de nos deixarmos guiar pelo que o Espírto nos fala, nEle não existe constrangimento, pelo contrário, em todas as coisas, quando existe o Seu toque, há transparência. E é nisto que não somos achados em condenação, pois não estamos mais debaixo do embaraço do pecado através da carne, mas estamos tentando viver no dia a dia o que nos é ensinado pelo o Espírito.
Jesus é o nosso exemplo maior, no momento crucial para o cumprimento do Seu propósito aqui entre os homens, houve uma forte luta entre a sua carne e o seu Espírito, “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mateus 26:39) De um lado a carne, usando de todos os seus recursos, dor, medo, dúvida, tudo tentando tirar a Sua atenção do “alvo”, porém, do outro lado estava o Espírito, sempre ali, lembrando a Ele: “Falta pouco, falta pouco.” O final, todos conhecem, Jesus foi até o fim, sendo crucificado, por mim e por você, ressuscitando ao terceiro dia, e hoje, o amor, a certeza, a paz e a esperança nos são possíveis por meio de Sua vida. Por isso que esta “graça” é para os que estão em Cristo; foi Ele quem aceitou entregar sua vida em nosso resgate; foi Ele quem preencheu aquele abismo causado pelo pecado entre Deus e os homens; foi Ele que reconheceu o nosso valor, aceitando assim pagar o preço com Sua própria vida.
O Senhor nos chamou para viver não em condenação, mas em abundância de vida. Uma vida abundante não está em possuir muitos bens ou esbanjar riquezas, podemos tomar o exemplo de Michael Jackson, ele tinha tudo o que o dinheiro podia possuir mas morreu em uma tremenda tristeza e frustração. Ou então, quantas pessoas, “bem-sucedidas”, casam uma, duas, três vezes… e nunca conseguem apresentar um relacionamento estável e sincero. Todas estas pessoas começam a viver o peso da condenação, pois se tornam vítimas das suas próprias escolhas. Mas aqueles decidem por não mais ouvir a sua carne, mas sim seguir o que o Espírito lhes determina podem começar a viver esta vida abundante aqui nesta terra, não importa se possuem bens ou não, os seus olhos estão nEle; não importa se a crise assusta mais e mais a cada dia, a sua confiança está nEle; não importa se o mundo aceitou a idéia de ter seus valores invertidos, sua força está nEle; não importa se as famílias estão sendo cada vez mais violadas, sua segurança está nEle.
Uma coisa é certa, o final está bem próximo, o Juíz já está pronto para bater o martelo e decretar a sentença. Os que buscam andar no Espírito tem um Advogado, como está escrito em 1 João 2:1, “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” Mas e os que não tem, a quem poderão recorrer? Ainda há tempo, e Jesus só está esperando o seu “sim” para que Ele possa testemunhar à seu favor diante do Pai .
 
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3 : 17)
 
 
Rafael e Patrícia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário