domingo, 10 de maio de 2009

Vivendo e Aprendendo!

Há muito, muito tempo, cerca de 13 anos atrás!!!
Eu estava ajudando meu pai, ele tinha um Barzinho no Mercado Central da cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, era uma Feira Livre, e lá estava em meio a isso tudo. Certo dia me aparece um daqueles, ele já havia bebido todas que podia, e parou lá sabe para que? Para beber mais uma!!!!!!
Lá fui eu cheio de má vontade atender aquele homem, na época eu tinha acabado de passar no vestibular pra Administração, era bem mimadinho, especialmente por parte de minha mãe, me achava o tal! E lá estava eu, ele queria uma “dosinha”, vinte e cinco centavos, por causa da sua condição, ele já estava mais pra lá do que pra cá, criou maior caso para pagar, então, eu não aguentei, fui super grosso, bem rude, falei poucas e boas pra ele, aí o pior aconteceu… Meu pai estava na cozinha, largou tudo o que estava fazendo e “ me deu a maior dura” na frente daquele homem, dizendo: “Escuta aqui menino, quem você pensa que é, está vendo este homem aqui, ele e muitos outros são os que pagam seu luxo e seus estudos, vai pra casa agora!!!
Era tudo o que faltava, meu pai contra mim, por causa daquele sujeito? Passei umas duas semanas com aquela mágoa dentro de mim, mas aos poucos a ficha foi caindo, e um sentimento de profundo amor, respeito e amizade foi surgindo para com aqueles que antes eu tratava de forma tão indiferente. Então entendi aquela dura que me pai me deu, tudo que ele estava tentando dizer era: “Ninguém é melhor do ninguém, todos são iguais!!!”
Se o meu pai terreno foi capaz de me ensinar isso, quanto mais Deus, nosso Pai celestial, sim Deus, como está escrito em 1 Pedro 1:17a : “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas…” O nosso pai que nos olha não de forma fingida, arrogante, mas com respeito, com amor, vendo em cada um uma qualidade, um talento, em dom!
As diferenças vão existir, claro que sim!!! Mas isso não é motivo para levantar aquela muralha da crítica, do julgamento, da indiferença, mas sim, para mostrar ao nosso próximo que o amamos, que estamos dispostos a crescer com ele, como também está escrito em Colossenses 3:13 : “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Quanta diferença!!!
Por isso, em meio aos momentos desgradáveis, aqueles que nos pegam de surpresa, vamos tentar trocar o nosso lamento, nossa murmuração, nossa angústia, por palavras que trazem vida, nos encorajam, nos dão forças para continuar, sem perder o foco, sempre olhando para o alvo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14)

Pois, assim é a vida, para alguns podem ser poucos dias, outros, podem ser longos anos, mas aos olhos de Deus, a vida é quase como o nada, comparada com a eternidade que Ele tem para nós!


Rafael & Patrícia Costa

Um comentário:

  1. "Se alguem diz: Eu amo a Deus, e odeia o seu irmao e mentiroso. Pois quem nao ama a seu irmao, ao qual viu, nao pode amar a Deua, a quem nao viu." 1 Jo 4:20 Nao tem o que argumentar a Biblia e bem clara...

    ResponderExcluir