sábado, 12 de dezembro de 2009

Vaso de Honra.

Mais um ano está chegando ao seu fim, e o que aprendemos? Nossas atitudes, palavras, pensamentos… serão os mesmos em 2010? No dia a dia, cada momento teve o seu impacto, alguns leves, outros bem mais difíceis… mas, dependendo do nosso ponto de vista, foi e é possível tirar proveito de todos estes momentos.
Podemos observar a nossa vida como está escrito em Jeremias 18 :4; 6: “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” É um grande processo, e nós, como “barro”, estamos sujeitos às suas correções para um dia chegarmos à forma perfeita que Ele tanto deseja. “Você já parou para pensar nisto, que Deus, antes mesmo que você nascesse, já tinha e tem uma imagem formada à seu respeito? E hoje, você acha que está correspondendo à esta imagem?” Imagino Deus me olhando e pensando: “Lá está meu filho, meu vaso, hummm… aquele excesso ali não foi o que determinei para ele, tenho que refazê-lo…” E o execesso é o problema, muitas vezes não nos contentamos com a nossa beleza original e buscamos os adereços proporcionados pelos padrões deste mundo, desta forma manchamos àquela limpa e pura imagem que Ele sonhou, por isso lemos: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16)
Já vi muitos tipos “vasos”, alguns bem bonitos na sua forma, sua pintura…, outros eram até vistosos, porém, tinham tanta planta e coisas penduradas que faziam que a sua beleza passasse sem ser notada. Da mesma forma são as pessoas, algumas possuem algo direfente, demonstram uma alegria, uma paz, um equilíbrio tão grande que só nos resta ficar admirados com a beleza daquele “vaso”, outras até aparentam isto, mas quando olhamos com cuidado, observamos muitas coisas sobre elas, um pouco de arrogância, indiferença, também um pouco de egoísmo, de falta de amor, ingratidão, desprezo… é tanto peso sobre aquele vaso que faz com que o belo se torne escândalo. O Senhor nos criou para sermos a diferença, para podermos mostrar a este mundo a “beleza” que ele, na verdade, tanto procura, uma beleza que é demonstrada não pelos adereços desordenados regidos pela vaidade deste século, mas sim por uma paz que vem do coração de Deus para nossas vidas, como está em Filipenses 4:7, “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Devemos confiar nEle, conter nossas emoções e viver cada dia como uma nova chance, crer que os nossos sonhos, os nossos desejos, se estiverem nos planos dEle, vão se tornar realidade, mas devemos fazer a nossa parte, acreditar que ELE sabe todas as coisas.
Essa vida de “vaso nas mãos do oleiro” não é fácil, é necessário muita renúncia, sacrifício do “eu” para que Ele apareça; muita disciplina, abrir-mão do que eu acho para seguir o que Ele tem certeza que é o correto; muita dependência, confiar não no que eu penso mas sim no que Ele sabe que é o melhor; quando buscamos entender e aceitar o Seu trabalhar sobre nossas vidas, o resultado é bem mais notável. O que ofusca a beleza do vaso é quando algo é colocado sobre ele de uma forma errada, uma coisa é um enfeite vindo do Seu criador, outra équando este vem de outras fontes… Ele nos fez para sermos exemplos, cada um de uma forma especial, mas todos na mesma grandeza pois são frutos de Suas mãos. Em 1 Tessalonicenses 4:4 nós lemos: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.” Por isso Jesus veio, para nos resgatar dessa imagem conturbada deste mundo e nos ajudar à possuir a real imagem que o Senhor tem à nosso respeito. Foi Ele que aceitou ser quebrado de verdade, pagando o preço por uma dívida que não era dEle mas nossa, hoje, nós, como vasos, só estamos sujeitos ao toque final do nosso Criador. O mundo pode nos olhar e pensar: “Lá está o adúltero, o drogado, o covarde, o falso, o burro…”, já o Senhor nos vê de uma forma completamente diferente, Ele vê o “filho, o vitorioso, o exemplo, o melhor esposo/ esposa, o melhor pai/ mãe, o amigo, o honesto, o sábio…” só basta permitirmos o Seu toque para podermos experimentar todas estas coisas!!! “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)


Saiba que o Senhor te ama muito, por isso Ele enviou Seu filho, Jesus, para que aquele vazio causado pelo pecado fosse preenchido, para que o relacioamento entre “barro e oleiro” fosse restaurado, e para que o “vaso de honra” que um dia Ele tanto sonhou se transformasse em realidade.
 
Rafael e Patrícia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário