segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Grande Dia!!!

Estamos vivendo uma semana de festas, você sabia? Não estas festas sem sentido que o mundo nos oferece, mas sim, àquelas que nos apresentam um novo rumo para as nossas vidas, são as Festas Bíblicas!!! Neste último sábado, dia 19, deu-se início a Festa de Trombetas (Levítico 23:24), uma Festa muito especial onde o Senhor faz uma santa convocação à todo o seu povo, pois esta é uma preparação para uma outra Festa, o Yom Kipur, o Dia da Expiação, ou Festa do Perdão (Levítico 23:27), o que marca o fim de um ano e o início de outro, de acordo com o calendário bíblico.
A Festa de Trombetas, por sua vez, possui características bem interessantes, não é qualquer instrumento que pode ser usado como trombeta, mas sim o “shofar”, um instrumento de feito de chifre de carneiro selvagem (Gênesis 22:13). Também simboliza o anúncio do livramento do Senhor sobre nossas vidas, (Números 10:9), “E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o SENHOR vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.” Ou em momentos de guerra, era usado como uma arma poderosa, foi assim com Josué diante das muralhas de Jericó, (Josué 6:5), “E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.” E com Gideão, diante do forte exército que estava à sua frente, (Juízes 7:16-22), “Tocando, pois, os trezentos as buzinas, o SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu para Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate.” E em tantas outras passagens!!!
Mas existe um sentido, em especial, que marca a presença das trombetas, o “anúncio da vinda do Senhor Jesus Cristo”. Podemos ver isso em Mateus 24:30-31, “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Ou em 1 Tessalonicenses 4:16, “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” Você pode estar pensando, “Já se passaram 2000 anos, e nada aconteceu!” Antes de dar ênfase a qualquer pensamento deste nível, lembre-se que Deus é fiel à Sua Palavra, existe uma ordem a ser seguida, uma série de acontecimentos já estabelecidos, profecias que ainda precisavam ser preenchidas, mas hoje, bíblicamente falando, está tudo pronto para o retorno do Senhor Jesus. Pode ser a qualquer instante, como vemos em 1 Coríntios 15:52, “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Estas palavras não estão aqui por acaso, elas são um alerta, uma chance de abrirmos mão da “morte” oferecida por este mundo e tomarmos posse da “vida” proporcionada por Ele.
Mais uma vez estamos tendo a chance de ouvir o Seu chamado, Ele está convocando os Seus, estamos em Festa de Trombetas, por que não nos prepararmos para sermos achados aprovados no Grande Dia? Quem ou o que nos garante que teremos um próximo ano? Talvez você esteja se garantido na sua idade, na sua saúde, nos seus recursos, mas e se o Senhor te chamar hoje, o que você dirá? Como está escrito em Lucas 12:20, “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Em Apocalipse 22:7 lemos, “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” A Palavra é real, ela é vida , e está a nossa disposição para que possamos, assim, remover as escamas que nos impedem de ver e aceitar a verdade. Da mesma forma suas Festas, elas não estão ali simplesmente por fazerem parte de um calendário, mas para nos lembrar sempre que algo está prestes à acontecer.

Jesus está voltando, isso é uma verdade, pois Ele disse que voltaria, João 14:2-3, “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Vamos aproveitar mais esta chance, ouvir Sua santa convocação, repensar nossa caminhada, melhorar o que precisa ser melhorado, rejeitar o que precisa ser rejeitado, e assim como João escreveu em Apocalipse, vamos declarar: “Ora vem, Senhor Jesus” (Ap 22:20).
   
Rafael e Patrícia Costa

Um comentário:

  1. Aleluia!!
    O Senhor esta voltando. e a trombeta vai tocar.. por isso temos mesmo de estar preparados para ouvir o soar...
    E que voces continuam sendo essa intrumento nas maos de Deus para anunciar o evangelho!!..
    A Paz..
    Lu Cruz!

    ResponderExcluir