segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Esforça-te!

Este último domingo foi um dia bem especial, onde mais uma vez desfrutamos do amor e do cuidado do Senhor para com nossas vidas. Um dia que, para mim, não estava sendo dos melhores. Algumas situações aconteceram, e outras foram consequências de outras situações, enfim, eu não estava bem… Creio que é por isso que a Palavra nos ensina em João 16:33, “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” O dia foi passando, já estava quase na hora de ir para igreja, nós estávamos assistindo o programa da Joyce Meyer, e ela estava ministrando justamante sobre “frustração”, olhando por um lado de tristeza, de decepção com os outros… E a mansagem que estava sendo ministrada para nossas vidas era: “As circunstâncias, as pessoas podem nos decepcionar, nos deixar frustrados, mas ELE não.” E ela também falou algo que achamos bem interessante, que “tudo seria bem mais fácil se ao invés de tentarmos encaixar Deus nas nossas atividades, planejassemos nossas atividades baseadas em Deus.” E assim fomos para a igreja, mais aliviados, mais confortados e bem mais seguros.
Chegando lá, a primeira palavra que sai do nosso pastor, Pr. Adilson Robert, foi “esforça-te e tem mui bom ânimo…”, na hora aquilo me deu muita paz, pois eu tinha certeza de que o Senhor estava na frente, quando o Espírito quer nos falar algo específico, a mensagem é a mesma, seja na TV, na Rádio, no Blog, na Igreja … E passeando por inúmeras passagens na Bíblia ele foi falando, nos apresentando, na Palavra, situações das mais adversas possíveis, onde as pessoas iam obtendo sua vitória porque não se entregaram às dificuldades que estavam vivendo, mas estavam crendo nas promessas que um dia lhes havia sido revelada. O pastor nos lembrou bem sobre àquela passagem em Filipenses 4:13, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Onde muitas vezes declaramos este versículo pensando somente nas coisas que consideramos boas, mas ele é resultado dos versículos anteriores, “(11) Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (12) Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” Quando entendemos isto, e estamos instruídos nEle, aí sim somos capazes de declarar o versículo 13, pois só nEle podemos desfrutar da paz que neste mundo não podemos encontrar, como está escrito em Filipenses 4:7, “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” E assim nosso pastor encerrou sua palavra neste domingo, nos lembrando que “devemos lutar até o fim, não olhando as circunstãncias à nossa volta, pois bem maior é O que está conosco.”
E está é a Palavra do Senhor para nossas vidas hoje, “Esforça-te”. Sei que não é fácil, às vezes pensamos que não vamos aguentar mais a pressão, mas devemos crer que Ele está vendo todas as coisas e que Ele também sabe o “por que” de tudo. Deus é soberano, e Ele pode mudar toda uma situação com um simples pensar. O Seu desejo é ter um relacionamento íntimo conosco, onde exista uma troca sincera de confiança, respeito, amor…. Por isso Ele nos fala em Jeremias 29:11-13, “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Ele não veio para nos mostrar quão fracos nós somos, mas sim, o quão fortes nós podemos ser nEle!!! As dificuldades existem não para sermos derrotados por elas, mas sim, para que, com o auxílio dEle, possamos mostrar a tudo e a todos quão vitoriosos nós somos. Devemos olhar para os obstáculos que se levantam dando ênfase não ao seu tamanho, mas sim no que Deus pode e quer nos ensinar através deles.
As circunstâcias são inúmeras, mas Deus ainda é o mesmo. Àquele que abriu o mar para que Moisés passasse com o seu povo é o mesmo que pode abrir as portas de trabalho para você; Àquele que protegeu aqueles moços naquela fornalha ardente é o mesmo que pode proteger sua família contra as influências deste mundo; Àquele que curou aquela mulher que tinha um fluxo de sangue por mais de doze anos é o mesmo que pode te dar a cura que parece ser tão difícil; Àquele que aceitou aquele ladrão na cruz é o mesmo que te aceita por mais que muitos te rejeitem… O Senhor é o mesmo, ontem, hoje e sempre, Ele é fiel para cumprir a parte dEle, vamos nos esforçar para cumprir a nossa, de nos entregar, confiar e depender totalmente dEle.
 
 
Rafael e Patricia Costa.

2 comentários:

  1. Deus e soberano.. Nos temos que parar de recuar das situacoes por causa do medo, e enfrenta-las de frente sabendo que a nossa frente vai Jesus , e so quando fazemos isso podemos ver Sua grande mao operando milagres, curas , etc....
    mari

    ResponderExcluir