domingo, 14 de março de 2010

Desistir... nunca!!!

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmos 51:10)

Este Salmo me faz lembrar de uma de minhas canções favoritas, do ministério Casa de Davi, a música “Toma o Teu lugar”, que fala “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim, ó Deus, um espírito reto. Quero ouvidos pra te ouvir, olhos pra te ver, um coração inclinado a te obedecer. Toma o Teu lugar.”

Mas por que estou falando isso??? Existe uma grande expectativa no ar!!! O mundo cada vez mais sendo consumido por suas incertezas, que é fruto da sua própria ignorância em não querer aceitar a “verdade” que já foi apresentada a muito tempo atrás! Esses terremotos, tsunamis, e tantas outras coisas acontecendo, como perseguições contra os cristãos, não são novidades, mas sinais!!! Em Mateus 24:7-9 lemos, “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” Por exemplo, só em 2010, terremotos no Haiti, Califórnia, China, Rússia, Coréia do Norte, Chile, Indonésia, Turquia, Japão, o mais fraco destes teve 5.9 em sua magnitude, sem contar os tremores de terra ocorridos em outras partes do mundo, como no próprio Brasil (Fonte: http://earthquake.usgs.gov/). Fora a perseguição que cristãos vivem no mundo inteiro, todos os dias. Recentemente na Nigéria, um país divido entre mulçumanos e cristãos, um grande número de cristãos foram brutalmente assassinados (Fonte: http://www.persecution.org/suffering/index.php)!!! Isso só faz aumentar esse clima do “E agora, o que mais irá acontecer?” Bem… isso para os que ainda não conhecem e confiam nesta verdade! Mas continuando o texto nós lemos (10-13), “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Em Marcos 13, Jesus continua o mesmo ensinamento, nos versículos 12 e 13, “E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.” Nos versos 19 e 20 Ele nos diz, “Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.” Por causa de um dos terremotos no Chile, foi anunciado, em todos os meios de comunicação existentes neste mundo… jornais, revistas, televisão, internet… que “OS DIAS FORAM ABREVIADOS!!!” Wow, que coincidência hein!!! Mas se você ainda está na clima do “E agora, o que mais irá acontecer?” é só continuar lendo o texto de Marcos 13 que você terá sua resposta!!! Estamos vivendo os últimos dias, o Senhor Jesus está voltando!!! Versículo 29, “Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas.”
Por isso esta necessidade de vivermos o que está no Salmos 51:10, para não sermos vítimas dessa expectativa! No mesmo Salmo, no versículo 17 está escrito, “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Essa pressão que existe hoje no mundo, deturpa, corrompe e confunde os valores, os princípios, àquilo que realmente venha a ser a verdade. Por causa dessa expectativa, a maioria das pessoas vão se envolvendo, consciente ou inconscientemente, e os mitos vão sendo criados, cada vez, pesos vão sendo lançados sobre os ombros, e o que antes tinha sido criado para ser um “prazer” acaba sendo visto como uma “frustração”. E nisso o Senhor está dizendo: “PARA TUDO, não foi isso que eu ensinei!!!” Não adianta fazer nada para “impressionar” à Deus, ou à homens, a nível de obras, Jesus já fez o que tinha que ser feito, da nossa parte, o Senhor espera o nosso coração!!! Quando estamos com o coração voltado ao Senhor, as nossas “obras” fluem naturalmente pois não são frutos de uma “obrigação”, mas sim, de um “prazer”.
Nestas horas é que eu me lembro da canção, “Quero ouvidos pra te ouvir, olhos pra te ver, um coração inclinado a te obedecer.” São tantas coisas que acontecem no nosso dia a dia, na semana, no mês… que, se não tivermos cuidado, acabamos perdendo o foco, que é ELE!!! Jesus já havia nos dito que os tempos seriam difíceis, então nada é novidade!!! E usando o exemplo do próprio Jesus, se Ele se deixasse guiar pelas circunstâncias, sem dúvida, teria desistido!!! Ele foi rejeitado pelo seu povo, traído, humilhado… Mas os Seus ouvidos estavam sempre atentos àquilo que o Espírito lhe dizia; os Seus olhos sempre fitados no caminho, no plano que o Pai tinha determinado; e o Seu coração sempre firmado em uma verdade, uma certeza que já tinha sido estabelecida antes mesmo da fundação do mundo!!! Nisso Ele venceu àquelas circunstâncias, tudo e todos que se levantaram contra… e sacramentou, de uma vez por todas, não só o Seu destino, mas o nosso.
A Caminhada é fácil? Claro que não!!! Somos seres humanos, carne, sujeitos à falhas… mas, desistir desta Caminhada, nunca!!! Jesus, Ele é perfeito, mas Ele também se fez carne para nos ensinar como vencer nesta Caminhada, por isso nos fala, “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33) Ele sabe das nossas limitações, que sozinhos, dificilmente cumpriríamos o que nos foi proposto, por isso temos o Espírito Santo, para que nos momentos de alegria fortaleçamos a nossa fé, e nos momentos de tristeza gritemos: “Senhor me socorre!!!” Mas… desistir, nunca!!!

Vamos buscar no Senhor, esse coração puro, vamos renovar nEle o nosso espírito, vamos descansar não no que vemos, mas no que sabemos que é a verdade, que Ele nos ama, que não seremos desprezados e que, nEle, vamos vencer.

Como está em II Coríntios 4:17, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.”
 
 
Rafael e Patrícia Costa

Um comentário:

  1. Realmente a Biblia nos alerta de todas as coisas,sem duvida alguma e tempo de vigiar e orar, principalmente por aqueles ao nosso redor que ainda nao conhecem ou nao aceitam a verdade.... pois como ouvi em algum lugar " Jesus ja ta abotoando Suas sandalias"..
    Mari

    ResponderExcluir