segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Em busca do Alvo!!!

Em meio à Sua criação, Deus criou a terra e a água, os animais e as plantas, os céus e as estrelas, estava tudo pronto, mas ainda faltava um maestro neste grande concerto, a Sua “obra de arte”, o “Homem”. Em Gênesis 2:27;31, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…” A Bíblia nos fala que “a terra era sem forma e vazia…”, na verdade, estava tudo desorganizado, então Deus veio criando e posicionando cada qual no seu devido lugar, e em determinado momento Ele pensou em algo especial, Gênesis 1:26, “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” isso é o que faz do homem uma peça tão única na criação, a marca do próprio Deus. O homem, por sua vez, não entendeu a grandeza do seu valor, se deixando corromper pelo pecado.
Mas Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, não desistiu da Sua criação, vendo esta “deficiência” do homem, Ele decidiu lutar pessoalmente contra o pecado, e através de Jesus, a vitória foi conquistada e aquele abismo que um dia foi criado na relação entre Deus e o homem por causa do pecado agora estava preenchido. Ele não desistiu, mesmo a culpa sendo nossa, Jesus lutou até o fim e agora nós temos, mais uma vez, a chance de viver o que está em Gênesis 1:26 e, finalmente, “resplendencer a Sua imagem”, por isso lemos em Efésios 4:13, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo…” Você pode olhar para este versículo e pensar: “Homem perfeito? Impossível!” Em parte, eu concordo, afinal, Jesus nos ensina que só de pensarmos no mal contra alguém, já cometemos esse mal (Mateus 5:28), mas devemos crer também que esta perfeição, por mais difícil que aparente ser, é possivel, Jesus era homem, carne e osso, sentiu calor, frio, fome, foi perseguido, traído, injustiçado… mesmo assim não pecou, por isso Ele é o nosso referêncial, o exemplo a ser seguido, o nosso alvo.
Em 1 João 1:9 lemos, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” Não sei se você lembra, mas Adão não confessou o seu pecado a Deus, ele optou por usar Eva como desculpa pelo seu erro, o que o Senhor deseja é o “fim das desculpas”, Ele busca uma relação sincera, sem aparências, com uma total confiança mútua!!! Isso não significa que nunca mais vamos errar, mas sim que estamos dispostos assumir nossas fraquezas e buscar aprender como não mais cometer tais erros. É hora de reconhecermos e aceitarmos que necessitamos de ajuda em todas as áreas da nossa vida, por isso que uma das explicações sobre o que venha a ser o pecado é “errar o alvo”, muitos pensam que o pecado é só “matar, roubar, adulterar…”, mas esquecem que aquela “mentirinha, ou olhadinha de forma indevida…” também é pecado, às vezes pensamos estar indo tão bem, mas por causa de algo tão “pequeno”, aos nossos olhos, nós erramos o alvo determinado por Deus para nossas vidas. O que seria de Adão se ele tivesse falado a verdade com Deus? Devemos entender que Deus não é esse “monstro” insensível, cruel, indiferente que o mundo diz ser, mas Ele é Pai, é amoroso, tem sentimentos e é justo. Afinal, qual o pai que deseja o mal de seu filho? Ele pensa tanto no nosso bem, na nossa realização, que nos deu o que Ele tinha de melhor, Jesus, nos resgatando da força do pecado e nos colocando no poder do seu amor, como lemos em João 1:12-13, “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”


E isso é o que Ele tenta nos mostrar todos os dias, o nosso valor. Jesus veio para transformar e mudar o sentido das nossas vidas, o que antes era vergonha, agora é orgulho (João 8:3-12); o que antes era tristeza, agora é alegria (Salmos 30:5b); o que antes era desespero, agora é paz (Filipenses 4:7); o que antes era morte, agora é vida (Romanos 8:1-2). Enfim, é um processo, nEle sempre vamos ter uma segunda, terceira, quarta… chances, só temos que lutar e abandonar toda esta instabilidade que nos é dada pelo pecado e assumir nossa posição de nascidos dEle. Devemos estar focados para não mais “errar o alvo”, desta forma cumpriremos o que um dia Ele planejou, corresponderemos às Suas expectativas e viveremos, de uma forma completa, tudo o que Ele determinou para nós.
 



Rafael e Patricia Costa

Um comentário:

  1. Hello!

    Ei bênção de family, aí vai, por causa de vcs... influenciadores!

    http://callme-nina.blogspot.com/

    ResponderExcluir